Como usar vídeos em inglês para praticar o idioma?

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
Essential scaled

Índice de conteúdos

A internet pode ser uma verdadeira aliada para um estudante de inglês. Com uma simples busca no YouTube, é possível encontrar vídeos em inglês sobre os mais variados temas e áreas de interesse.

Os vídeos são uma excelente ferramenta para praticar idiomas e, ao mesmo tempo, se manter informado sobre diversos assuntos. Além disso, são uma ótima fonte de entretenimento! Através de vídeos em inglês, a língua pode ser percebida tal como ela é na prática.

Assim, é possível apreender aspectos da comunicação que fazem toda a diferença na fala: a entonação, o ritmo, a musicalidade, a escolha de palavras etc. Muitos desses vídeos possuem uma linguagem ao mesmo tempo fluida e acessível, o que torna a compreensão mais simples.

Quanto mais uma pessoa que estuda inglês acostuma seus ouvidos à língua falada, mas natural se torna sua habilidade de “imitar” seus sons. Logo, introduzir vídeos em inglês na sua rotina pode ser muito útil para seu desenvolvimento na língua.

 

Legendas: em inglês, em português ou sem legendas?

 

Essa é uma dúvida comum de muitos estudantes que se aventuram com vídeos em inglês no YouTube. E a resposta é: depende. Faça o teste abaixo e descubra qual é a melhor opção para você!

 

videos em ingles

 

Vale ressaltar que nenhuma das três opções irá prejudicar seu aprendizado. É claro que ser capaz de assistir um vídeo em inglês sem legendas é um ótimo sinal de avanço no idioma. Mas, se você ainda não se sente pronto para isso, usar legendas não representa problema algum. Pelo contrário! O apoio oferecido pelas legendas é ótimo para praticar o listening.

As legendas em inglês confirmam o que é aquilo que você está ouvindo. Com o tempo, seus ouvidos começarão a ficar mais habituados e elas não serão mais tão necessárias.

Agora, se você ainda não tem tanta familiaridade com o inglês, assistir vídeos com legenda em português é uma ótima maneira de avançar nos estudos. Quando você escuta algo em inglês e imediatamente relaciona com seu significado, você está treinando seus ouvidos para entender a nova língua. Assim, aos poucos, as legendas em inglês não parecerão tão difíceis de acompanhar. É como tirar as rodinhas de uma bicicleta!

 

Sugestões de vídeos em inglês com legendas em português

 

Se você está buscando opções de vídeos legendados em português para praticar seu inglês, confira as sugestões abaixo. São vídeos de linguagem acessível e que englobam diversos temas:

 

Homem-Aranha: A História do Nascimento por Stan Lee

Você sabe como o Homem Aranha foi criado? Neste vídeo, Stan Lee compartilha com seus fãs como se deu esse processo. Uma história inusitada e que pode te motivar a ir atrás daquilo que você acredita!

 

A História dos Direitos Humanos

Assista a este vídeo educativo e inspirador sobre a história dos direitos humanos.

 

Mommy Dead and Dearest

Se você gosta de histórias sobre crimes reais e não conhece o caso Dee Dee e Gypsy Blanchard que chocou os Estados Unidos, não deixe de conferir este documentário resumido.

 

Documentário: Freddie Mercury – The King Of Queen

Se você é fã de música, assista a este documentário sobre a vida e carreira de Freddie Mercury, cantor e compositor da banda Queen.

 

Sugestões de vídeos em inglês com legendas em inglês

 

Talvez você já saiba disso: as legendas automaticamente geradas pelo Youtube podem ser ativadas para qualquer vídeo em inglês que você queira assistir. Assim, é fácil praticar seu inglês com essa ferramenta que, dependendo da qualidade de áudio do vídeo, funciona super bem.

De qualquer forma, trazemos opções de vídeos com conteúdos incríveis para aprender inglês no Youtube:

 

What Makes You Happy?

Pessoas de todas as idades respondem à pergunta: “What makes you happy?”. As respostas autênticas são bem divertidas e inesperadas! Nos fazem pensar em como a felicidade é individual e, muitas vezes, está nos momentos mais simples.

 

“Try something new for 30 days”

O palestrante Matt Cutts sugere a prática de se desafiar a testar e desenvolver novas habilidades, das mais simples às mais complexas. No vídeo, ele conta sobre sua experiência e todos os benefícios que obteve com tal prática. Segundo Matt, ao tentar algo novo a cada mês, conseguimos abrir nosso olhar para novas perspectivas, obter prazer com experiências que antes eram inimagináveis e, assim, nos sentirmos mais felizes.

 

3 things I learned while my plane crashed

Como seria sobreviver a um acidente de avião? Neste discurso, Ric Elias conta como essa experiência o transformou e quais lições ele tirou desse evento que mudou a sua vida. Com bom humor e leveza, as lições que ele compartilha são bem interessantes!

 

100 People Share Their Worst Fears

Por fim, este é um vídeo curto, dinâmico e muito interessante. Um entrevistador pergunta a 100 pessoas: “what are you most afraid of?”. As respostas são todas bem diferentes e inusitadas.

 

Quer tirar o melhor proveito possível dos seus vídeos preferidos?

 

Consumir mídias no idioma que você está estudando é uma forma leve e prazerosa de se manter em contato com a língua, além de trazer resultados bem positivos.

Um Consultor de Idiomas poderá auxiliá-lo na escolha e no direcionamento deste repertório para que a prática seja tão assertiva e produtiva quanto possível!

A Essential Idiomas conta com um time de consultores de idiomas preparado para guiá-lo em e orientá-lo dentro das inúmeras possibilidades de recursos audiovisuais que podem acelerar seu aprendizado. Entre aqui e conheça o curso que mais se adequa às suas necessidades!

Perguntas sobre Como usar vídeos em inglês para praticar o idioma?

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Seja em um documento, um e-mail, um comunicado ou qualquer outra forma

Dicas de Inglês

Você já se perguntou como escrever os nomes de países em inglês?

Dicas de Inglês

Livros em inglês para iniciantes: 6 opções realmente fáceis de entender em