O que é brainstorming?
« Brainstorm significado »
« Brainstorming significado »
Do inglês, to brainstorm/brainstorming (verbo) ou brainstorm (substantivo) são palavras amplamente utilizadas no mundo do marketing e da publicidade para remeter a um processo criativo bastante popular atualmente.
O que significa brainstorming?
Mas o que é brainstorm ou o que significa realizar um processo criativo de brainstorm?
Brainstorm é um termo do inglês originado da junção de duas palavras: brain (cérebro) + storm (tempestade).
Da forma que utilizamos hoje, a definição de dicionário de brainstorm é:
- To suggest a lot of ideas for a future activity very quickly before considering some of them more carefully
[Sugerir muitas ideias para uma atividade futura muito rapidamente antes de considerar qualquer uma delas com mais cuidado]
Por exemplo:
- The team got together to brainstorm for the project.
[A equipe se reuniu para fazer um brainstorm para o projeto.]
Com a terminação -ing, brainstorming significa literalmente a ideia do processo de brainstorm sendo colocado em prática.
No português, entretanto, ambos os termos brainstorm e brainstorming são igualmente utilizados, sem muita diferenciação.
Assim, de maneira prática, é possível definir brainstorming como um processo criativo que funciona como uma tempestade de ideias que aparecem gradualmente no cérebro de um indivíduo ou equipe, sem filtros.
Durante um processo de brainstorm, as pessoas envolvidas no projeto são encorajadas a pensar em um problema existente específico sem interrupção. Cada participante tem a oportunidade de compartilhar quaisquer ideias que vêm à sua cabeça, assim que elas surgirem.
Essas ideias são, no geral, anotadas lado a lado a fim de criar uma representação visual inicial mais simples do processo de brainstorm.
Brainstorming – pronúncia
Veja abaixo como se pronuncia as palavras:
- Brainstorm:
- Brainstorming:
Qual a origem da palavra brainstorm?
Hoje, brainstorming significa um processo criativo muito útil para resolver problemas ou gerar novas ideais.
Durante o século XIX, entretanto, o termo brain-storm era usado para descrever um distúrbio mental ou neurológico. Tratava-se de um comportamento psicológico de natureza transtornada e transitória que poderia ser desencadeado por um determinado acontecimento e gerar episódios de agitação ou confusão mental.
Essa palavra costumava, então, remeter a algo bastante negativo na área médica, tendo significado aproximado a uma perda temporária da razão.
Mas como chegamos a o que é brainstorming hoje?
Porém, na década de 1940, o publicitário Alex Osborn resolveu utilizar o mesmo termo para nomear um sistema que havia desenvolvido para as pessoas gerarem ideias de modo mais orgânico e fluido.
Foi somente aí que a expressão se tornou popular da mesma maneira que a conhecemos hoje.
Como fazer brainstorming?
Ter em mente um tema ou problema claramente definido é muito importante para garantir que a sessão de brainstorming individual ou em equipe seja produtiva.
No brainstorming, é possível começar do zero com novas ideias ou construir outras a partir de uma já existente. Esta atividade pode, então, ser feita de várias maneiras – num bloco de notas digital, caderno, post-its em uma mesa, aplicativo de celular, etc.
Assim, o objetivo central do brainstorming é apresentar ideias ainda não completamente desenvolvidas, sem excluir nenhum pensamento a princípio. Esse método é bastante popular na área de trabalho criativo justamente por oferecer uma solução de problemas na qual os membros de um grupo podem contribuir espontaneamente.
Ferramentas e sites para brainstorming
As indicações abaixo servem para apoiar o processo de brainstorm. Assim, através destas ferramentas, é possível registrar as ideias em painéis virtuais com a organização mais proveitosa e intuitiva para o usuário.
Para estudantes, os mapas mentais possuem uma estratégia visual parecida com o processo de brainstorm, mas são mais úteis para anotações de conceitos.
Veja também: