O conceito de curva de aprendizagem em geral é associado a habilidades materiais, tais como tocar um instrumento ou aprender a andar de bicicleta.
Entretanto, uma curva de aprendizagem pode ser aplicada também para processos cognitivos, como, por exemplo, aprender uma língua.
O que é uma curva de aprendizagem (learning curve)?
Uma curva de aprendizagem ou curva de aprendizado é uma representação visual da relação entre a proficiência de um indivíduo em uma tarefa e sua experiência na execução da mesma.
Dessa forma, quando se fala em curva de aprendizagem, refere-se ao tempo e esforço necessários para aprender algo novo.
Isso é algo que pode, inclusive, ser representado visualmente em um gráfico (como será demonstrado mais abaixo).
Como acontece a progressão da curva de aprendizagem de um idioma estrangeiro?
Em qualquer contexto, se uma pessoa se dedica a realizar a mesma tarefa ou estudar sobre o mesmo assunto, então, após um período de tempo, verifica-se uma melhoria em seu desempenho.
Esse processo define como uma curva de aprendizagem progride naturalmente.
Para o aprendizado de um novo idioma, o conhecimento sobre a curva de aprendizagem é extremamente útil, pois ela mostra que:
- O tempo necessário para dominar uma nova habilidade tende a diminuir progressivamente à medida que o aprendiz ganha experiência.
Isso explica por que parecemos reter novos conhecimentos mais rapidamente à medida em que progredimos nos estudos de um idioma estrangeiro.
Porém, é preciso manter em mente que a relação entre a quantidade de tempo que um indivíduo passa aprendendo e praticando um novo idioma e e seu desempenho geral não é sempre linear.
No geral, haverá períodos específicos para cada fase do aprendizado onde uma pequena quantidade de prática resultará em uma grande melhoria e outros onde mesmo pequenas melhorias exigirão muitas horas de trabalho duro.
Isso é completamente natural no progresso da curva de aprendizagem de um idioma.
Fases da curva de aprendizagem de um idioma estrangeiro
Cada aluno progride de forma diferente no domínio de um novo idioma. Isso acontece pois a curva de aprendizagem de cada pessoa é diferente.
Existem, entretanto, fases comuns que costumam ser bem identificáveis quando estudamos uma língua estrangeira. Elas nunca possuem uma fórmula 100% exata, e podem variar em termos de tempo e domínio para cada pessoa diferente.
Veja a seguir quais são elas:
Fase 1: Início lento | 0-6 meses
Essa primeira fase da curva de aprendizagem de um idioma representa a maior dificuldade e fator de desmotivação para muitos.
Durante ela, o aluno tem seus primeiros contatos com a língua e não sabe muito bem sobre o caminho que está por vir.
A gramática ainda é um conceito que parece distante e dá-se os primeiros passos para se compreender e fazer-se compreendido no idioma.
Bastante prática é necessária para que uma pessoa se familiarize com os mecanismos de um novo idioma. Por isso, é nessa fase ainda que costumam haver o maior número de desistências.
Fase 2: Aprendizagem acelerada | 6 meses – 1 ano
A segunda fase da curva de aprendizagem de um idioma estrangeiro é, muitas vezes, a mais motivadora para estudantes.
Durante esse período, o aluno começa a captar o funcionamento geral do idioma e se sente mais apto a entender novos conceitos.
O progresso durante esta fase é mais rápido e a aprendizagem se torna mais acelerada.
A teoria gramatical começa a fazer sentido pois passa a ser vista e compreendida na prática.
Nesta fase intermediária da curva de aprendizado de um idioma, o indivíduo se torna mais consciente de tudo aquilo que ainda não sabe. Porém, passa a sentir mais apto para aprender, pois a língua deixa de parecer um grande mistério.
Os estudos durante esta fase de aprendizado são mais necessários do que nunca. É durante este período que a maior parte da fixação de conceitos gramaticais e vocabulário novo acontece.
Fase 3: Platô | 2 anos +
Por fim, chega-se à fase do platô. Apesar de indicar experiência elevada com o idioma, ela pode ser bastante desmotivadora para diversos estudantes.
Nela, um indivíduo pode passar por períodos longos em que parece estar progredindo muito pouco – ou quase nada.
Durante essa etapa do aprendizado de um idioma estrangeiro, o aluno já domina e reconhece bem a língua. Porém, é comum que, nesse período, se manifeste um sentimento de estar “empacado” no mesmo lugar por muito tempo.
Isso costuma acontecer com pessoas que já dominaram todos os componentes identificáveis da língua, mas lutam para continuar avançando.
Assim, é importante que, durante o platô, se introduza formas inovadoras de aprendizagem. Isso pode incluir métodos mais dinâmicos e imersivos no idioma, como, por exemplo, práticas de conversação mais extensas sobre campos específicos de conhecimento.
Nessa fase “final” da curva de aprendizado é mais necessário do que nunca manter a língua em uso. Assim, a evolução mantém-se em movimento – mesmo que em ritmo lento.