Aprendizado combinado: que é a metodologia blended learning?

Compartilhe
Tempo de Leitura: 2 minutos
blended learning

Índice de conteúdos

Aprendizado combinado: do que se trata a metodologia blended learning no ensino de idiomas?

Sabemos que o ensino de línguas estrangeiras tem migrado cada vez mais para o ambiente virtual.

Com isso, diversas novas modalidades de se aprender um segundo idioma acabam surgindo a fim de oferecer opções variadas para todos os tipos de públicos.

 

Blended Learning: o que é?

 

A metodologia chamada “blended learning”, por exemplo, é aquela que consiste no aprendizado combinado entre métodos de ensino on-line e off-line. É chamada “blended” (misturado) justamente porque combina os benefícios tanto do ensino tradicional em sala de aula quanto do ensino à distância.

Dessa forma, a metodologia blended learning acaba oferecendo uma maneira eficaz de proporcionar experiências de aprendizado personalizadas, através de um método de ensino flexível e adaptável.

 

Como funciona a metodologia blended learning?

 

Sabendo do que se trata o “blended learning”, como essa metodologia mista funciona na prática?

Um curso de idiomas combinado, que mistura tanto o presencial quanto o online, pode ser estruturado de diferentes formas, de acordo com a necessidade do aluno e proposta da escola.

Isso pode ser feito de modo a combinar métodos de ensino online e offline para compor uma só aula, ou um módulo do curso.

Desta forma, as atividades online servem como um complemento para aquelas realizadas presencialmente em sala de aula e vice-versa.

Não existem regras sobre como essa divisão de online e offline devem ser estruturadas – tudo depende do programa do curso oferecido, ou então da preferência de cada aluno no caso de um programa personalizado.

Enquanto os estudos presenciais agregam para o aprendizado de forma colaborativa, as atividades realizadas de forma online são ótimas ferramentas para reforçar a independência do aluno no idioma.

A metodologia blended learning conta ainda com a vantagem de ser facilmente adaptável. De acordo com a percepção do professor e aluno(s), alguns aspectos do aprendizado vão se consolidando melhor na forma online e outros na forma presencial

 

Vantagens do aprendizado combinado em um curso de idiomas

 

O aprendizado combinado pode ser uma ótima opção por uma série de razões. Aqui estão algumas delas:

  • Flexibilidade – esta vantagem é autoexplicativa. Um dos principais benefícios da aprendizagem combinada é que ela oferece muito mais flexibilidade do que os métodos tradicionais de ensino. Como os alunos podem acessar os materiais online de qualquer lugar, a qualquer hora, torna-se possível trabalhar em tarefas quando lhes for conveniente.
  • Custo-efetividade – a metodologia blended learning também tende a ser mais econômica do que os métodos tradicionais de ensino, pois pode reduzir os custos gerais, eliminando ou reduzindo a necessidade de espaço ou equipamento dedicado à sala de aula. Você pode até mesmo descobrir que é capaz de usar os recursos existentes de novas maneiras!
  • Autonomia – através do blended learning, o aluno conta com o apoio do professor no aprendizado ao mesmo tempo que desenvolve autonomia para realizar suas atividades de forma online.
  • Variedade de conteúdo – ao misturar o online com o presencial, o número de materiais de apoio para as aulas multiplica. Além das ferramentas de ensino tradicionais em sala, são diversos os conteúdos digitais que podem estimular o desenvolvimento do aluno no idioma.

Perguntas sobre Aprendizado combinado: que é a metodologia blended learning?

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

O post a seguir irá detalhar as principais saudações em inglês para

Dicas de Inglês

Corretor Ortográfico de Inglês [Corretor de Texto]: As 5 Opções mais Completas

Dicas de Inglês

Este artigo irá definir o que é a sílaba tônica em inglês