Entrevista em inglês em 2024: Roteiro de perguntas e respostas

Compartilhe
Tempo de Leitura: 9 minutos
Essential scaled

Índice de conteúdos

Vai fazer uma entrevista em inglês em 2024 e deseja se sentir confiante de seu desempenho? Confira nosso roteiro de perguntas mais comuns em uma entrevista em inglês com suas possíveis respostas!

Se preparar para uma entrevista de trabalho com certeza é um dos momentos que trazem maior ansiedade e expectativa em uma carreira profissional. Se a entrevista for em inglês, o cenário pode se tornar ainda mais assustador e gerar nervosismo até para proficientes na língua. Mas não se preocupe, fizemos um passo-a-passo para te guiar nesse momento decisivo! Confira, além disso, nossas dicas para entrevista de emprego em inglês.

 

Escreva um roteiro

 

Preparar-se para possíveis perguntas e respostas previamente é uma estratégia poderosa para uma entrevista de emprego em inglês.

Isso o ajuda a ter familiaridade com os temas e permite uma resposta mais tranquila. Elaborar as respostas em formato dissertativo e, depois, em tópicos ou palavras-chave, é excelente para fixar o vocabulário e facilitar a resposta durante a entrevista.

Mas quais são as perguntas feitas em uma entrevista em inglês? 

 

Perguntas comuns em uma entrevista em inglês para as quais você deve se preparar em 2024

 

Primeiramente, é essencial que você tenha na ponta da língua um background completo sobre suas experiências, sua formação e principais habilidades e que saiba como falar sobre estes temas em inglês.

Mas, além disso, é importante que você se prepare para algumas perguntas bastante comuns que sempre acabam vindo à tona.

As perguntas mais comuns em uma entrevista em inglês são:

 

“Tell me more about yourself” (Conte-nos mais sobre você)

 

Essa pergunta é uma deixa para você se apresentar. Geralmente, ela é feita no início da entrevista, então é essencial para estabelecer uma boa primeira impressão.

Todas as informações importantes sobre sua formação, suas experiências profissionais, suas principais conquistas – essa é a hora ideal para apresentar um resumo conciso de tudo o que achar mais importante.

Algumas boas frases em inglês para formular essa resposta podem ser:

 

  • “I majored in (…) ” / Eu me formei em (…)
  • “For the past (…) years, I have been working as a (…)” / Nos últimos (…) anos, eu trabalhei como (…)
  • “One of the areas that I have worked in is (…)” / Uma das áreas nas quais trabalhei foi (…)
  • “In my last job working as (…) I have developed skills such as (…)” / Em meu último trabalho como (…), eu desenvolvi habilidades como, por exemplo, (…)
  • “I consider myself to be very (…)” / Eu me considero bastante (…)

 

 

“What are your main strengths?” (Quais seus principais pontos fortes?)

 

Para responder essa pergunta, é importante ser objetivo e verdadeiro sobre quais são aquelas suas qualidades que mais te destacam como profissional. Lembre-se de focar naquelas qualidades que mais se aplicam ao trabalho pretendido!

Separamos alguns exemplos comuns:

 

  • I think one of my main strengths is being (goal-oriented/creative/focused/determined) / Acredito que um dos meus principais pontos fortes é que sou (centrado em metas/criativo/focado/determinado)

 

A fim de oferecer um suporte a essas declarações, é interessante apresentar exemplos de situações durante as quais você aplicou esses pontos fortes. Para isso, você pode dizer, por exemplo:

 

  • Being very (…), I have the habit of always (…) / Por ser muito (…), eu tenho o hábito de sempre (…)
  • For example, in my last position, I managed to (…) / Por exemplo, no meu último trabalho, eu consegui (…)
  • This trait led me to accomplish goals such as (…) / Esta característica me levou a atingir objetivos como (…)

 

“Why would you like to work for our company?” (Por que você gostaria de trabalhar em nossa empresa?)

 

Aqui, o importante é garantir que você fez sua pesquisa e conhece bem a empresa, sua reputação, suas metas, suas principais realizações e sua cultura.

Para se destacar, foque em seu conhecimento sobre a empresa e ressalte a forma como você se identifica com ela. Por exemplo, para formular sua resposta, você pode usar as seguintes frases:

 

  • “I have learned that your company focuses on (…)” / Eu soube que sua empresa dedica-se a (…)
  • “I relate to your company because (…)” / Eu me identifico com sua empresa porque (…)
  • “Since my professional goal is (…), I believe that your company is the ideal place to provide me with opportunities to (…) / Visto que meu objetivo profissional é (…), acredito que sua empresa é o lugar ideal para me proporcionar oportunidades para (…)

 

“Why are you the best candidate for the position?” (Por que você é o melhor candidato para a vaga?)

 

Essa é a hora de realmente “vender o seu peixe” e convencer o entrevistador de que você deve ser contratado. Sua resposta deve ser concisa e explicitar aquilo que você tem a oferecer à empresa caso seja escolhido para o trabalho.

Para isso, você pode usar as seguintes expressões:

 

  • “I believe I possess the right combination of experience and skills for this job.” / Acredito que tenho a combinação certa de experiência e habilidades para este trabalho
  • “My track record of carrying out tasks such as (…) efficiently would allow me to help the company to (…)” / Meu histórico de realizar tarefas como (…) eficientemente me permitiria ajudar a empresa a (…)
  • “I am exceptionally determined to learn and succeed in (...)” / Eu tenho uma determinação excepcional para aprender e alcançar resultados em (…)
  • “I possess skills such as (…) that I believe could elevate the company’s current capabilities” / Possuo habilidades tais como (…) que acredito que poderiam elevar as capacidades atuais da empresa
  • “I am passionate about my work and all the proven abilities” / Sou apaixonado pelo meu trabalho e tenho todas as habilidades comprovadas

 

“Where do you see yourself in five years?” (Onde você se vê daqui a cinco anos?)

 

O que o entrevistador realmente quer saber com essa pergunta é: você está aqui de passagem ou para ficar?

Reflita sobre o que você pretende tirar, a longo prazo, da posição para a qual está se candidatando. Seja honesto, mas lembre-se de adequar sua resposta à realidade do trabalho e da empresa.

É importante mostrar ambição de forma realista e mostrar paixão pelo caminho profissional que a empresa pode te oferecer.

Por exemplo, você pode dizer:

 

  • “I see myself working in a company where I can build my career as a (…)” / Eu me vejo trabalhando em uma empresa onde posso construir minha carreira como (…)
  • “I see myself among a great team” / Eu me vejo fazendo parte de uma boa equipe
  • “I see myself improving in my job and developing together with the company” / Eu me vejo aprimorando meu trabalho e me desenvolvendo juntamente com a empresa

 

“What are your expectations for the job?” (Quais suas expectativas para esse trabalho?)

 

É uma pergunta simples e é importante ser direto e objetivo. Mantenha seu foco na realidade do trabalho para o qual está sendo entrevistado.

Por exemplo, uma boa resposta poderia ser:

 

  • “I look forward to my long-term professional development and a well-balanced working environment that allows me to learn from the team” / Eu espero me desenvolver como profissional a longo prazo e um ambiente de trabalho harmônico que me permita aprender com a equipe
  • “My primary expectation for this job is to have the opportunity to contribute to the success of the organization by applying my skills and experience to deliver high-quality work.” / Minha principal expectativa para este trabalho é ter a oportunidade de contribuir para o sucesso da empresa, utilizando minhas habilidades e experiência para realizar um trabalho de alta qualidade.
  • “My expectations for this job are to work in a challenging and dynamic environment where I can utilize my skills and expertise to deliver innovative solutions and achieve business goals.” / Minhas expectativas para este trabalho são de trabalhar em um ambiente desafiador e dinâmico onde eu possa utilizar minhas habilidades e experiência para oferecer soluções inovadoras e alcançar objetivos comerciais.
  • “My expectations for this job are to work in a positive and supportive work environment where I can make a meaningful contribution to the team’s success.” / Minhas expectativas para este trabalho são de trabalhar em um ambiente de trabalho positivo e de apoio onde eu possa dar uma contribuição significativa para o sucesso da equipe.
  • “I expect to work in an organization that values teamwork, innovation, and excellence. I hope to have the opportunity to work on exciting and impactful projects that will challenge me to grow and develop my skills.” / Espero trabalhar em uma empresa que valoriza o trabalho em equipe, a inovação e a excelência. Espero ter a oportunidade de trabalhar em projetos estimulantes e de impacto que me desafiarão a crescer e desenvolver minhas habilidades.
  • “My expectation for this job is to work in a dynamic and innovative environment where I can use my skills and experience to deliver results and achieve business success.” / Minha expectativa para este trabalho é trabalhar em um ambiente dinâmico e inovador onde eu possa usar minhas habilidades e experiência para obter resultados e alcançar sucesso comercial.

 

“What do you like to do in your free time?” (O que você gosta de fazer em seu tempo livre?)

 

Para esta pergunta, é importante ser honesto e criar um ambiente de familiaridade. Fale sobre as coisas que você gosta de fazer – não complique nem se explique demais. Algumas opções de respostas são:

 

  • “Some of my personal hobbies include reading, cooking, traveling, and playing sports.” / Alguns dos meus hobbies pessoais incluem ler, cozinhar, viajar e praticar esportes.
  • “I really enjoy playing the guitar, painting, and going for hikes in nature.” / Eu gosto muito de tocar violão, pintar e fazer caminhadas na natureza.
  • “I like to spend my free time reading fiction books, watching movies and TV shows, and practicing yoga.” / Eu gosto de passar meu tempo livre lendo livros de ficção, assistindo filmes e séries, e também praticando yoga.
  • “I enjoy practicing mindfulness meditation and taking long walks in nature to help me stay grounded and balanced.” / Eu gosto de praticar meditação mindfulness e fazer longas caminhadas na natureza para me manter equilibrado.

 

Perguntas para fazer para o entrevistador

 

Elaborar perguntas que você gostaria de fazer ao seu possível empregador é fundamental em uma entrevista de emprego em inglês.

Inclusive, muitos empregadores costumam perguntar ao final de uma entrevista em inglês: “Do you have any further questions?” (Você tem perguntas?).

Dessa forma, pensar nelas com antecedência, já em inglês, pode ajudá-lo a estar mais bem preparado no momento da conversa.

Algumas boas opções de perguntas são:

 

  • What is the company culture like? (Qual é a cultura da empresa?)
  • What professional development opportunities are available at the company? (Quais são as oportunidades de desenvolvimento profissional na empresa?)
  • What are the expectations for the position in the next few years? (Qual é a expectativa para a posição nos próximos anos?)
  • What is the team I will be working with like? (Como é a equipe com a qual eu estarei trabalhando?)
  • What is the feedback and performance evaluation process like at the company? (Como é o processo de feedback e avaliação de desempenho na empresa?)
  • What is the company’s long-term vision? (Qual é a visão de longo prazo da empresa?)
  • How does the company value diversity and inclusion? (Como a empresa valoriza a diversidade e a inclusão?)
  • What is the next step in the interview process? (Qual é o próximo passo do processo de entrevista?)
  • What is the company’s policy on flexible hours and remote work? (Qual é a política da empresa em relação a horários flexíveis e trabalho remoto?)

 

Dicas para entrevista de emprego em inglês

Confira abaixo algumas importantes dicas para entrevista de emprego em inglês.

 

Pratique com um conhecido

 

Treinar responder as perguntas do seu roteiro com alguém conhecido pode parecer uma experiência intimidadora e desconfortável. Porém, ao passar por esse desconforto previamente, você entenderá quais as maiores dificuldades e vulnerabilidades na sua fala e na elaboração do seu discurso e corrigi-las a tempo.

Além disso, é um ótimo exercício para aprender a lidar com o nervosismo e como encontrar recursos internos para supera-lo.

Se a entrevista for on-line, faça esse treino com um colega ou familiar no formato on-line! Assim, você já cria familiaridade com a dinâmica.

Quanto mais essa exposição se aproximar da realidade, mais preparado e seguro no dia da entrevista em inglês você irá se sentir!

 

Assista a vídeos de entrevistas de emprego em inglês

 

Homem Segurando E Rolando Um Smartphone Preto

 

A internet é uma fonte inesgotável de material audiovisual para se inspirar!

Então, buscar vídeos que simulam entrevistas em inglês pode ser enriquecedor e proporcionar um repertório interessante de vocabulário e construções de perguntas e respostas!

Neste link, deixamos um exemplo bastante breve e realista de como uma entrevista em inglês pode se desenrolar.

 

Foque na comunicação

 

Depois de se preparar, fazer anotações, escolher palavras-chave e praticar; é chegado o momento da entrevista.

É hora, então, de mudar o foco. O mais indicado aqui é parar de pensar em construções gramaticais, pronúncia e vocabulário. Tudo o que tinha que ser praticado e internalizado, já foi feito. Pensar em estruturas formais e tentar lembrar onde aplicar o Present Perfect, por exemplo, irá apenas afasta-lo no contato e da comunicação que é construída no momento da conversa.

Nesse momento, é crucial criar uma boa conexão pessoal com o entrevistador e colocar toda a sua atenção no que você quer comunicar – a sua história, os seus objetivos, suas qualidades, suas expectativas. O foco deve ser apenas na comunicação e na relação que está sendo estabelecida. Acredite em tudo o que você estudou e praticou!

 

E lembre-se: os estudos apontam que 70 % da comunicação é não-verbal.

Ou seja, a escolha das palavras representa uma pequena porcentagem do que se comunica de fato em uma conversa.

Simpatia, postura, linguagem corporal, tom de voz, ritmo, segurança e outros aspectos da linguagem não-verbal podem contar muito para causar uma boa impressão!

Se você está interessado em aprender mais sobre técnicas para causar uma ótima primeira impressão através da comunicação não-verbal, recomendamos que assista ao TED Talk “Fake it Till You Make it”.

 

 

 

Pronto para uma nova fase na sua carreira?

 

Por fim, investir em uma Consultoria de Idiomas é uma ótima opção para estar bem preparado para o mercado de trabalho.

Além de assegurar uma base para o idioma, uma Consultoria o auxilia a determinar objetivos específicos e a lapidar habilidades necessárias para alcançá-los.

Saiba como podemos te ajudar para além destas dicas para entrevista de emprego em inglês:

Fale inglês fluente. Comece aqui.
ingles ()
usa
ingles ()

Perguntas sobre Entrevista em inglês em 2024: Roteiro de perguntas e respostas

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Você sabe como dizer eu te amo em inglês? Claro, a frase

Dicas de Inglês

Os erros gramaticais são preocupações de qualquer escritor. Então, como evitar erros

Dicas de Inglês

Quer saber como ler em inglês com facilidade e ainda aumentar sua fluência no