O segredo que toda pessoa fluente em inglês possui em comum

Compartilhe
Tempo de Leitura: 3 minutos
fluente em ingles

Índice de conteúdos

Qual é o segredo que toda pessoa fluente em inglês possui em comum?

Para muitos, a resposta pode parecer óbvia: uma pessoa fluente em inglês estudou muito, praticou bastante, viveu uma experiência internacional ou teve a sorte de ter bons professores.

Mas a verdade é que há um segredo ainda mais importante do que tudo isso. E este segredo pode tornar qualquer pessoa fluente em inglês, independentemente de possuir ou não as oportunidades acima.

Continue lendo para entender qual é, afinal, o fator responsável por tornar alguém fluente em inglês!

 

O que torna alguém fluente em inglês?

 

A verdade é que se tornar fluente em inglês implica em trabalhar, antes de tudo, uma habilidade extremamente importante: a capacidade de pensar em inglês.

Quando você aprende um idioma estrangeiro, é natural começar a se expressar traduzindo as palavras e as frases em sua mente.

E isso pode funcionar até certo ponto, mas não é suficiente para que você seja realmente fluente em inglês, por exemplo.

Para ser fluente em um idioma de fato, é preciso pensar nele como se ele fosse sua língua materna, sem precisar traduzir tudo mentalmente antes de falar.

Ou seja, se você deseja se tornar realmente fluente em inglês, você deve focar todos os seus estudos e atividades ao redor da prática de pensar diretamente no idioma.

 

Pensar em inglês: como funciona?

 

➡️ O objetivo de pensar em inglês deve ser sempre ser capaz de ler e ouvir sem traduzir do inglês para o português.

➡️ E, da mesma forma, você deve se tornar capaz de falar e escrever sem traduzir do português para o inglês.

 

Como treinar a mente para começar a pensar em inglês?

 

Para alcançar a capacidade de pensar em inglês, é preciso imergir a mente no idioma de maneira profunda e constante.

Para que isso aconteça, é necessário esquecer o medo da prática: você deve ouvir, falar, ler e escrever em inglês o tanto quanto possível.

Quanto mais você se expõe ao idioma no seu dia-a-dia, mais natural será para você pensar nele e expressar ideias de forma fluente.

Essa exposição pode parecer assustadora no começo, mas é uma maneira muito eficaz de melhorar a naturalidade através da qual você encara o inglês.

Quando você se coloca em situações em que deve ouvir, ler, falar ou escrever em inglês de forma imediata, você força seu cérebro a processar o idioma mais rápida e naturalmente. E é exatamente isso o que vai ajudá-lo a desenvolver a capacidade de pensar em inglês.

 

Por que traduzir mentalmente não funciona?

 

Quando você pensa em inglês, você está pensando diretamente no idioma, sem precisar passar por uma tradução mental. Isso permite que você forme frases mais naturalmente e se comunique de forma mais eficaz.

Por outro lado, quando você traduz mentalmente, você acaba se limitando às estruturas da sua língua materna, o que pode resultar em erros, além de impedir a fluência e dinamicidade na comunicação.

Entenda a seguir por que a traduzir mentalmente não é o caminho para tornar-se fluente em inglês:

 

  • Limitações gramaticais: a tradução mental do português para o inglês muitas vezes limita a habilidade de se comunicar de modo assertivo. Isso ocorre porque as estruturas gramaticais e expressões das duas línguas são diferentes.

 

  • Tradução literal: ao traduzir mentalmente, você corre o risco de cometer erros de tradução literal e de usar expressões que, apesar de comuns no português, não são comuns em inglês. Isso pode prejudicar sua comunicação e impedir que você se expresse de forma compreensível.

 

  • Interferência sintática: ao traduzir do português para o inglês, sua língua materna pode interferir sintaticamente na escolha das palavras e expressões. Isso pode resultar em erros ou em uma comunicação menos eficaz. O ideal é se habituar com as estruturas sintáticas do inglês e usá-las em primeira mão.

 

É possível se tornar fluente em inglês!

 

Em resumo, o segredo que todas as pessoas fluentes em inglês possuem em comum é a capacidade de pensar no idioma.

Apenas desta forma elas são capazes de expressar suas ideias de forma natural, sem intermediar sua expressão pela tradução a partir de sua língua materna.

E se você se esforçar e se dedicar à esta prática, verá que se tornar fluente em inglês não é inatingível!

 

Perguntas sobre O segredo que toda pessoa fluente em inglês possui em comum

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Um curso de inglês personalizado é capaz de trazer uma maneira completamente

Dicas de Espanhol

Os advérbios em espanhol fazem parte de uma classe de palavras usadas

Sem categoria

Na sala de reunião, aquela palavra não vem à cabeça. Justamente aquela