Escrever em Inglês: 6 Passos para Aperfeiçoar sua Escrita no Idioma
Todos sabem que a escrita é um aspecto importante da comunicação. Assim, para dominar qualquer idioma, ser capaz de escrever com naturalidade é tão importante quanto se comunicar verbalmente.
É comum que estudantes pensem que escrever em inglês é mais simples do que falar – principalmente no começo. Entretanto, isto não é completamente verdade, e melhorar seu inglês escrito pode ajudá-lo a melhorar também sua expressão oral.
Quer saber, então, como você poder escrever em inglês melhor? A seguir você encontrará algumas dicas simples e práticas que podem ajudá-lo a melhorar seu estilo de escrita na língua.
Navegue pelos tópicos
Pratique através da leitura
Ao ler regularmente em inglês – seja qual for o tipo de texto –, é natural que você desenvolva, com o tempo, seu vocabulário e estilo de escrita. Ler também é benéfico para aprender e memorizar as mais diversas normas gramaticais.
E se você não sabe por onde começar a ler em inglês, visite nossos outros artigos:
- 6 Livros em inglês para iniciantes: opções realmente fáceis de entender
- Livros em Inglês Intermediário – 6 Leituras para Avançar no Idioma
- 7 Livros para Treinar Inglês | Indicações para o Nível Avançado
Aprenda novas palavras e sinônimos
Não é segredo que saber mais termos em inglês ajuda a melhorar suas habilidades de comunicação escrita.
Então, algumas práticas como criar uma espécie de acervo pessoal é uma ótima maneira de expandir seu vocabulário. Assim, você pode registrar novas palavras com as quais você se depara enquanto lê e memoriza-las. Esse registro também pode ser feito realçando novas palavras e expressões encontradas em textos com um marca texto colorido.
Prefira a voz ativa à passiva
A fim de se comunicar de maneira mais clara, é preferível usar a forma ativa em vez da passiva, especialmente no inglês.
Ao falar e escrever em português, muitas vezes temos o hábito de abusar do emprego da voz passiva – e isso não é necessariamente algo considerado gramaticalmente incorreto.
A gramática inglesa, entretanto, é um pouco mais específica sobre casos em que a forma ativa é preferível – que são a maioria dos casos. Muitas vezes existem boas razões para evitar o uso da forma passiva, como para evitar dificuldade na leitura.
Para saber mais, leia também: Voz Passiva em Inglês – Como e Quando Usar?
Domine o uso da pontuação
Assim como no português, saber usar a pontuação adequada ao escrever em inglês é importante para se dominar um estilo de escrita claro e preciso. Afinal, a pontuação existe justamente para ajudar o leitor a entender o que você quer dizer, assim como a entonação que usamos quando falamos.
Treine sempre que possível
Como diversas outras habilidades, escrever em inglês é uma técnica que se domina com a prática. Então, escrever sempre que possível pode fazer toda a diferença no seu progresso.
Digitar em um documento do Word pode ser uma prática incrivelmente útil, porém escrever manualmente no papel requer mais reflexão sobre a ortografia de cada palavra. Isso acontece porque, sem dispositivos de correção automática, somos desafiados a realmente exercitar nossa memória. Logo, esta prática permitirá que você se lembre melhor de diversas novas palavras, bem como de sua grafia correta.
Assim, para colocar a escrita em inglês em prática no seu dia-a-dia, você pode, por exemplo, manter um diário ou blog em inglês sobre sua rotina ou um tema que lhe interesse.
Revise tudo com cautela
Depois de escrever um texto em inglês, é importante que você o revise com cuidado para ter certeza de que não cometeu nenhum erro. Nessas horas, um corretor de texto online é uma ferramenta bastante útil para criar alertas e garantir que você nunca mais cometa o mesmo erro novamente.
Para conhecer opções de ótimos corretores de texto em inglês, confira: Corretor Ortográfico de Inglês: As 5 Opções mais Completas.
Então, gostou deste artigo? Acesse a categoria Dicas de Inglês do nosso blog para conferir mais conteúdo como esse!