Listening: como praticar a compreensão oral do inglês?

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
listening ingles

Índice de conteúdos

O listening ou a compreensão oral é uma competência que representa um dos pilares mais importantes do aprendizado do inglês.

O problema é que, na prática, essa capacidade de compreensão auditiva não é tão simples assim.

Para estudantes do idioma, principalmente, existem diversas “armadilhas” que impedem que a compreensão oral aconteça tão naturalmente quanto à compreensão escrita.

Veja, a seguir, nossas melhores dicas para superá-las.

 

Por que é importante trabalhar o listening em inglês?

 

Muitas vezes, como estudantes de um idioma, acostumamo-nos à versão mais didática da língua que encontramos nos livros e apostilas.

Na realidade, entretanto, a compreensão oral do inglês representa o desafio número 1 para a maioria dos alunos quando chega a hora de colocar o aprendizado na prática.

Essa dificuldade, quando não trabalhada de modo mais realista e dinâmico, pode se tornar a barreira que impede que a comunicação aconteça de fato.

 

listening em ingles

 

Os maiores obstáculos para a compreensão oral do inglês

 

A fonética

 

Principalmente para falantes do português, a maior dificuldade da compreensão oral do inglês se deve ao fato de que sua pronúncia nem sempre coincide com sua escrita (da maneira com a qual estamos acostumados).

Isso acontece pois a fonética do inglês é muito diferente daquela do português – por isso, é sempre essencial ouvir e não apenas ler aquilo que estamos aprendendo.

Aos poucos, é possível entender as regras e particularidades da fonética do idioma, e, assim, reconhecer no que está escrito aquilo que deve ser pronunciado. Isso é algo que exige muita prática!

 

Nossa escuta é superficial

 

Muitas vezes, ouvimos conteúdo em inglês apenas como um ruído de fundo, sem nos concentrarmos nele. Ao mesmo tempo que essa prática causa uma ilusão de estar treinando o listening em inglês, poucos são os resultados que de fato são obtidos com isso.

Por exemplo, é comum que estudantes de inglês assistam à séries legendadas ou ouçam músicas no idioma constantemente. É claro que essas práticas não são ruins, mas elas apenas não são suficientes para estudar a compreensão oral no idioma.

Praticar listening em inglês não é algo passivo – deve envolver muito mais atenção e técnica!

 

fonetica ingles

 

Os 5 melhores recursos + técnicas para praticar listening em inglês

 

Podcasts

 

Os podcasts são um recurso muito valioso para praticar a compreensão oral em inglês, pois, além de variados, ainda é possível salvá-los em qualquer dispositivo e ouvi-los sempre e onde quiser.

Alguns podcasts em inglês são feitos especificamente para alunos do idioma e costumam ter um fluxo mais lento e claro. Essas são ótimas opções para começar!

Para níveis mais avançados, existem ainda mais escolhas de podcasts sobre os mais diversos temas e assuntos.

Para encontrar o melhor podcast em inglês para treinar seu listening, confira o artigo: 5 Podcasts em Inglês no Spotify para Progredir no Idioma.

 

Audiobooks

 

Os audiobooks em inglês são ótimas opções de recursos para praticar a compreensão auditiva do idioma pois, além de ricos em vocabulário, oferecem entretenimento garantido.

Esses livros em formato de áudio proporcionam uma imersão significativa no idioma por tempo considerável. E o melhor de tudo é que existem audiobooks em inglês para todos os gostos – desde as obras clássicas da literatura até os livros de autoajuda.

Para conhecer opções acessíveis de audiolivros em inglês, leia o artigo: 20 Audiobooks em Inglês Grátis para Iniciantes.

 

listening english

 

Notícias

 

A transmissão de canais de televisão e de rádios internacionais populares como a BBC, Sky News e CNN estão disponíveis na maioria dos pacotes de canais e também na web.

O consumo regular deste tipo de conteúdo é ótimo não apenas para praticar o listening e ampliar o vocabulário em inglês, mas para se manter atualizado sobre assuntos diversos ao redor do mundo.

 

Séries de TV e filmes

 

A maioria dos filmes e séries que assistimos nas principais redes de streaming são gravados em inglês. Assim, esses materiais podem oferecer uma fonte inesgotável de conteúdo audiovisual para praticar sua compreensão oral no idioma.

A principal vantagem das séries de TV, em especial, é que elas são capazes de te manter envolvido em seus episódios por diversos digas seguidos – o que é ótimo para treinar seus ouvidos!

Para mais dicas, leia: As 10 melhores séries para aprender inglês rapidamente.

 

treinar listening

 

Músicas

 

Por fim, uma outra maneira extremamente acessível e eficaz de praticar a compreensão oral em inglês são as músicas.

Músicas em inglês são populares no mundo todo – você provavelmente já tem as suas preferidas.

Para compreender as letras dessas canções cada vez melhor, você pode usar uma ferramenta como o aplicativo Lyrics Training, que ajuda usuários a praticar inglês com músicas populares de forma simples e divertida.

 

Praticando o listening da melhor forma para você

 

Não importa qual dessas opções é a sua favorita – a chave para todas as técnicas acima é praticar regularmente e realmente se concentrar no que você está ouvindo no momento.

Isto o ajudará a desenvolver uma compreensão mais profunda sobre todas as coisas que são importantes na comunicação oral – pronúncia, entonação, ritmo, etc.

Além disso, se você quiser ampliar seu vocabulário, lembre-se de tomar notas durante suas sessões de listening. Você pode usá-las mais tarde para acompanhar o que você aprendeu e o que você precisa melhorar.

 

ingles compreensao oral

Perguntas sobre Listening: como praticar a compreensão oral do inglês?

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Espanhol

Como melhorar a pronúncia em espanhol de modo rápido e definitivo? Confira,

Dicas de Inglês

Como fazer perguntas em inglês? Quando se está aprendendo um novo idioma

Essential Idiomas

Neste artigo, vamos explorar as melhores agências de intercâmbio em São Paulo