5 técnicas para memorizar palavras em inglês

Compartilhe
Tempo de Leitura: 3 minutos
memorizar palavras em ingles

Índice de conteúdos

“Como memorizar palavras em inglês?”

Essa é, definitivamente, uma dúvida comum entre aqueles que estão começando a estudar o idioma.

Quando começamos a aprender inglês, nosso principal desafio é dominar um vocabulário básico.

Isso acontece porque, naturalmente, queremos entender o que ouvimos, mas também precisamos ser capazes de nos expressar, ainda que de forma básica.

Conheça, então, 5 técnicas que vão ajudar você a aprender e memorizar palavras em inglês, para então começar a se comunicar no idioma.

 

Comece pelo mais útil

 

Se você quer começar a se comunicar em inglês, você (felizmente!) não precisa saber falar sobre a exploração do pré-sal e a produção de petróleo no Brasil. A menos que você trabalhe nessa área, é claro!

Para a maioria de nós, felizmente, o ideal é começar aprendendo a falar sobre nós; como expressar nossas necessidades, gostos, opiniões e sentimentos; e, naturalmente, como perguntar o mesmo para as outras pessoas.


Use recursos mnemônicos

 

decorar frases em inglês

 

Para efetivamente ampliar seu vocabulário em inglês, é preciso que as palavras e frases que você aprende se incorporem ao seu vocabulário ativo. Ou seja: ao conjunto de expressões que você consegue usar na prática.

Uma técnica poderosa para memorizar palavras e frases em inglês é o uso de recursos mnemônicos que possam ser associados a elas. Aqui, cabem recursos como uma emoção, o exagero, o humor, as associações e a criatividade, por exemplo.

Vou dar um exemplo prático. Quando comecei a aprender inglês, eu tinha muita dificuldade com as palavras Tuesday (terça-feira) e Thursday (quinta-feira).

Para memorizar qual delas se referia a que dia da semana, então, usei um recurso mnemônico que eu mesma criei: “onde tem a letra R em inglês, não tem em português”. Assim, passei a lembrar que se quero dizer “terça-feira”, que em português tem a letra R, vou dizer “tuesday”, que não tem R. E vice-versa.

 

Mantenha seus fones de ouvido sempre à mão

 

Quando você começa a aprender inglês, mesmo que esteja ansioso(a) para começar a falar, o primeiro passo é ouvir.

Isso porque, o mais natural para aprender um idioma estrangeiro é reproduzir a forma como aprendemos o nosso idioma nativo. Ou seja: ouvir => falar => ler => escrever.

Foi nessa ordem que aprendemos o português e é nessa ordem que você irá conseguir memorizar palavras em inglês de modo eficaz.

No português, começamos ouvindo nossos pais e irmãos e, logo em seguida, tentamos imitá-los para falar. E só depois aprendemos a ler e a escrever. É dessa forma também que, hoje, 99,9% dos poliglotas aprendem novos idiomas.



Diversifique sua aprendizagem

 

decorar frases em inglês

 

Embora a escuta seja um excelente primeiro passo, não devemos nos limitar a ela. Portanto, escute e “imite” o que ouve, falando. Mas, aos poucos, incorpore à sua prática também a leitura e, mais tarde, a escrita.

Para começar a ler em inglês, não é preciso ir muito longe. A própria Internet oferece conteúdos gratuitos e interessantes, acessíveis mesmo para os iniciantes.

Duas boas opções, entre muitas outras, são os quadrinhos em inglês e os sites de notícias simplificadas, como o VOA English News, por exemplo.

 

Pratique antes de dormir

 

 

decorar palavras em inglês

 

Diversos estudos demonstram que descansar depois que aprendemos nos ajuda a reter as informações nova. Isso porque esse descanso ajuda nosso cérebro a armazenar o que acabamos de aprender na nossa memória de longo prazo — aquela que queremos alcançar, para uma aprendizagem bem sucedida.

Então, se você está ouvindo um audiolivro ou um podcast, ou se usa um aplicativo para expandir seu vocabulário em inglês, reserve alguns minutos para fazer isso quando vai para a cama. E então, bons sonhos e… boa aprendizagem!

 



Autora: Lize Gevaerd é jornalista, apaixonada por viagens e idiomas estrangeiros e, há 5 anos, gerencia a versão em português do blog MosaLingua.

Perguntas sobre 5 técnicas para memorizar palavras em inglês

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Quem nunca, depois de muita tentativa, proferiu aos quatro cantos: “Não tenho

Dicas de Inglês

Se você está buscando expandir seu vocabulário sobre roupas em inglês, este

Dicas de Inglês

As palavras de ligação/transição, linking words ou então conectores lógicos do inglês