Como escrever um relatório em inglês?

Compartilhe
Tempo de Leitura: 5 minutos
Design sem nome

Índice de conteúdos

Escrever um relatório em inglês (report) é uma excelente maneira de resumir dados e informações coletados para um estudo ou projeto.

Mas como escrever um relatório em inglês?

Este artigo irá demonstrar como organizar seus dados – sejam eles quantitativos ou qualitativos – em um relatório coerente.

 

Quais são os tópicos de um relatório em inglês?

Existem diversos tipos de relatórios (reports), que servem para os mais variados propósitos.

O que a maioria dos relatórios possuem em comum é que eles servem para reunir dados e informações de forma objetiva a fim de criar um documento relevante para um projeto ou estudo.

Assim, ao escrever um relatório em inglês, você poderá incluir tópicos como os seguintes, dependendo da natureza e propósito do documento:

 

  • Página de rosto (title page);
  • Resumo (executive summary – business reports), (abstract – academic reports);
  • Índice (table of contents);
  • Definições – terminologia (definitions – terminology)
  • Introdução (introduction);
  • Propósito e objetivos específicos (general purpose and specific objetives);
  • Resultados e discussão (findings and discussion);
  • Conclusão (conclusion);
  • Recomendações (recommendations);
  • Anexos / Lista de Figuras e Lista de Tabelas (appendices / list of figures and list of tables).

 

relatorios em ingles

 

Defina bem o escopo do seu relatório em inglês

O escopo de um relatório em inglês (scope of the report) irá determinar que informações entram e que informações ficam de fora do documento.

Para isso, reflita sobre o propósito geral (purpose/aim) e objetivos específicos (specific objectives) do relatório em inglês para delimitar, de antemão, o que precisa ser incluído.

Outro ponto importante é entender quem é o público-alvo do seu relatório.

 

Então, pense sobre as seguintes questões:

 

  • O seu leitor conhece a terminologia usada no relatório?

Se o seu público-alvo não está familiarizado com a terminologia utilizada no relatório em inglês, é importante criar uma seção de definições (definitions). Esta servirá como um glossário, explicando o significado de cada termo-chave (keywords) empregado.

 

  • Quão familiarizado está o seu leitor sobre os processos descritos no relatório?

Isso determinará o quão específico você deverá ser sobre a descrição e caracterização de cada processo.

 

  • Que informações são cruciais e que informações são dispensáveis para o leitor do seu relatório em inglês?

A noção do que é ou não indispensável para o leitor do seu relatório é importante para mantê-lo breve e conciso em seu objetivo.

 

Assim, com estas perguntas respondidas, você poderá escrever um relatório em inglês preciso e coeso.

 

Escreva uma introdução pertinente

Uma introdução eficaz define as expectativas do leitor e fornece o contexto para o restante do relatório. Ela também ajuda os leitores a decidir se pretendem ler o relatório inteiro.

A introdução do seu relatório em inglês deverá conter:

 

  • A importância ou o significado do seu relatório dentro de um contexto;
  • O propósito geral do seu relatório;
  • Os pontos que serão discutidos/relatados;
  • Uma descrição sobre como o seu relatório será útil/como será empregado dentro de um contexto de implementação, melhoria ou mudança.

 

Veja, a seguir, algumas expressões úteis para escrever a introdução de um relatório em inglês:

 

This report was prepared to guide the implementation of the project… O presente relatório foi elaborado para guiar a implementação do projeto…
The need to write this report arose from… A necessidade de elaborar este relatório surgiu da/do…
To prepare this report, the aspects considered were… Para elaborar este relatório, os aspectos considerados foram…
The following report will focus on discussing issues such as… O seguinte relatório irá focar na discussão de questões como…
The data and information gathered in this report will be used for the purpose of… Os dados e informações reunidos neste relatório serão usados para o fim de…

 

Descreva o objetivo do seu relatório

Antes de escrever qualquer relatório, certifique-se de que você compreenda bem o que está tentando realizar.

Qual o próposito (purpose/aim) do seu relatório? Ele tem outros objetivos específicos (specific objectives)?

Para determinar esses pontos, reflita sobre o seguinte:

 

  • O que você espera conseguir com a criação deste relatório?
  • Que descobertas você quer compartilhar com outras pessoas?
  • Quantos e quais detalhes você precisa fornecer? Em qual ordem?
  • O que deverá ser mantido em foco ao longo dos tópicos do seu relatório?

 

Estas perguntas o ajudarão a determinar em que tipo de pesquisas você deve se concentrar para coletar dados para seu relatório em inglês.

Abaixo estão algumas expressões e termos que podem ser utilizados para escrever o objetivo de um relatório em inglês:

 

The aim(s) of this report is/are as follows: O(s) propósito(s) deste relatório é/são o(s) seguinte(s):
This report has the purpose of… Este relatório tem o propósito de…
The main purpose of this report is to… O principal propósito deste relatório é…
The aim of this repor tis to present a set of data regarding… O propósito deste relatório é apresentar um conjunto de dados sobre…
The specific objectives of this report are listed below: Os objetivos específicos deste relatório estão listados abaixo:
This report has the following as its specific objetives: Este relatório tem como objetivos específicos o seguinte:

 

Tanto o propósito geral quanto os objetivos específicos do relatório em inglês podem ser descritos em forma de texto ou tópicos (bullet points).

 

report em ingles

 

Organize seu material de maneira lógica

O material do seu relatório constitui em todos os dados qualitativos e quantitativos reunidos a fim de guiar suas conclusões finais.

Para garantir que seu relatório flua facilmente, organize seus dados em seções e subseções lógicas.

Comece com uma seção de síntese que apresenta os pontos principais do relatório.

Em seguida, use subtítulos para detalhar ainda mais cada ponto.

Finalmente, termine com uma conclusão que une todos os elementos do seu relatório em inglês.

Veja, a seguir, algumas seções de dados comuns utilizadas em Annual Reports (Relatórios Anuais) de empresas em inglês:

 

Letter of the CEO Carta do Diretor Geral
Corporate Information / Vision and Mission Informações Corporativas / Visão e Missão
Operational Highlights Destaques Operacionais
Corporate Governance Governança Corporativa
Information on shares of the company Informações sobre ações da empresa
Financial Statements Demonstrações financeiras

 

Escreva uma conclusão

 

As conclusões do seu relatório em inglês devem ser descritas no final do documento de forma a guiar o leitor sobre o que pode ser tirado a partir dos resultados encontrados.

Esta seção deve indicar:

 

  • Se os objetivos gerais e específicos foram atingidos e em que dimensão o fizeram;
  • Resumir resultados principais (key findings);
  • Explicitar limitações encontradas (limitations);
  • Descrever como o relatório pode tornar possíveis determinadas implementações de projetos/melhorias (implementation of projects/improvements).

 

Inclua gráficos e tabelas para dados quantitativos

 

como escrever um relatorio em ingles

 

Gráficos (graphs) e tabelas (tables) podem ajudar os leitores a compreender mais facilmente tópicos complexos de natureza quantitativa.

Eles fornecem indicações visuais que contribuem para que as pessoas entendam o que está sendo apresentado.

Veja, a seguir, exemplos de como apresentar gráficos e tabelas em inglês:

 

grafico

Exemplo de gráfico em inglês em um Annual Report (Relatório Anual) corporativo.

 

tabela

Exemplo de tabela em inglês relatando Financial Statements (Demonstrações Financeiras) de uma organização.

 

Revise seu relatório em inglês

Por fim, é fácil deixar passar pequenos erros ao escrever um relatório em inglês, pois eles são, geralmente, cheios de dados quantitativos e terminologia específica.

Portanto, certifique-se de revisar cuidadosamente seu documento antes de enviá-lo.

Para conhecer ótimas opções de ferramentas para revisar relatórios em inglês, veja o artigo: Corretor Ortográfico de Inglês: As 5 Opções mais Completas

Perguntas sobre Como escrever um relatório em inglês?

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Espanhol

Como escrever um e-mail em espanhol? Quando escrevemos um e-mail profissional, independentemente

Dicas de Inglês

Buscando um dicionário de inglês online para fazer sua pesquisa valer a

Dicas de Espanhol

Está buscando textos em espanhol para interpretação? Reunimos neste post 10 pequenos