Por que ser bilíngue é uma vantagem no mercado de trabalho atual?

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
ser bilingue

Índice de conteúdos

Ser bilíngue no mercado de trabalho atual é uma vantagem competitiva importante. De acordo com uma pesquisa recente do British Council, apenas 1% da população brasileira fala inglês fluentemente, o que se torna uma preocupação, já que os cargos mais altos das empresas são geralmente ocupados por profissionais fluentes em inglês.

Mesmo para cargos juniores ou em empresas de médio porte, os funcionários podem precisar usar o inglês em suas tarefas diárias.

Mas cuidado ao achar que você está preparado para uma vaga que pede um segundo idioma. Todo mundo conhece um caso de um candidato que afirmou ter conhecimento de inglês em seu currículo, mas que, na verdade, não falava o idioma. Isso serve como um alerta para a importância de ser honesto sobre ser bilíngue!

 

Ser bilíngue no mercado de trabalho: uma tendência

 

Recrutadores de RH perceberam uma tendência em relação ao inglês como um requisito básico para muitas posições. A proficiência em outros idiomas também pode ser benéfica, mas o inglês é o idioma mais requisitado no mundo dos negócios.

Por exemplo, um estudo recente da EF Education First mostra que o inglês é a língua mais utilizada em negociações internacionais, com 94% dos entrevistados afirmando que o inglês é o idioma mais comum em reuniões e negociações. Outra pesquisa da Glassdoor revela que mais de um terço das empresas internacionais possuem ser bilíngue como requisito mínimo para contratação.

 

Quais são as principais habilidades que as empresas buscam em profissionais bilíngues?

 

Algumas das principais qualidades que as empresas buscam em um candidato bilíngue incluem:

 

  • Fluência nas duas línguas – a capacidade de falar, ler, escrever e compreender plenamente ambas as línguas pedidas na vaga é essencial para a comunicação eficaz em ambientes multilíngues. Algumas empresas pedem até três línguas.
  • Conhecimento cultural – compreensão das nuances culturais e das diferenças de comunicação entre os países e regiões em que a empresa atua.
  • Habilidade de negociação – capacidade de negociar e persuadir em ambas as línguas, com um entendimento claro das expectativas culturais de cada país ou região. Isso ajuda muito em vagas relacionadas a vendas e fidelização de clientes.
  • Flexibilidade – adaptabilidade para trabalhar em um ambiente multilíngue e multicultural, além de ter capacidade para viajar e trabalhar com diferentes fusos horários.


Quais são as empresas que mais contratam pessoas bilíngues?

 

Em termos de oportunidades de trabalho, as vagas para profissionais bilíngues podem variar muito, desde posições de atendimento ao cliente até cargos de gerência em empresas internacionais.

Algumas das principais vagas para profissionais bilíngues incluem empresas no setores de:

 

  • Atendimento ao cliente – vagas que exigem a habilidade de se comunicar com clientes de diferentes países e culturas. Por mais que cada dia mais as inteligências artificiais com seus robôs são usados nos atendimentos, as pessoas sentem cada vez mais necessidade em um atendimento mais humanizado.O interessante do atendimento ao cliente é que você pode trabalhar para empresas estrangeiras que precisam de suporte na América Latina e usar o inglês, por exemplo, para se comunicar internamente e o português para fazer o atendimento. Também pode usar o inglês e/ou espanhol para fazer o atendimento dos clientes.Também pode trabalhar em várias empresas nacionais que contam com clientes no exterior ou são terceirizadas por empresas de fora, como por exemplo, um call center no Brasil.
  • Tradução e interpretação – profissionais que podem traduzir documentos ou interpretar conversas de negócios para ajudar as empresas a se comunicar em ambientes multilíngues. Há um grande crescimento das empresas de jogos e, junto deste crescimento, a demanda para tradutores.
  • Marketing e Vendas – vagas que exigem habilidades de comunicação para ajudar a empresa a expandir seus negócios para mercados internacionais.
  • Recursos Humanos – vagas que exigem habilidades de comunicação e culturais para gerenciar equipes multiculturais em empresas globais.

 

Em relação ao trabalho presencial e remoto, muitas empresas oferecem opções de trabalho remoto para profissionais bilíngues, especialmente depois da pandemia.

Algumas vagas para profissionais bilíngues, como tradução e interpretação, podem ser realizadas de forma totalmente remota, enquanto outras, como atendimento ao cliente, podem exigir que o profissional trabalhe no escritório da empresa.

 

Ser bilíngue em 2023: escolha o curso certo de idiomas e se especialize

 

Escolher o curso certo de idiomas é crucial para quem busca se especializar e ser bilíngue de verdade.

Ter um bom professor, uma metodologia atualizada e flexibilidade de horários são fatores determinantes para o sucesso no aprendizado. É importante escolher uma escola de idiomas que ofereça aulas teóricas e práticas, que tenha profissionais experientes e materiais atualizados.

A Essential é um exemplo de escola de idiomas que oferece tudo isso e muito mais. Com foco em conversação, a escola oferece um plano de aulas personalizado para cada aluno, com aulas particulares online com professores ao vivo, material didático da editora Oxford e ciclos completos de feedbacks.

A metodologia eficiente e atualizada é desenvolvida para otimizar o caminho do aluno em direção à fluência da língua inglesa, permitindo que o aluno se torne o centro do processo de aprendizagem.

Com flexibilidade de horários, é possível ajustar as aulas conforme a agenda do estudante e ter resultados personalizados, estudando prioridades, metas e dificuldades.

Escolher um curso de idiomas de qualidade, como a Essential, pode ser o primeiro passo para ser bilíngue de maneira rápida e efetiva e se especializar na sua área de atuação.

 

Dicas para conseguir uma vaga para pessoas bilíngues

 

A seguir estão algumas dicas para você conseguir uma boa vaga de trabalho usando a habilidade de falar dois idiomas:

 

  • Seja honesto sobre seu nível de proficiência em ambos os idiomas em seu currículo e em entrevistas de emprego.
  • Destaque exemplos concretos de como você usou suas habilidades linguísticas para alcançar resultados no trabalho ou em outros projetos.
  • Considere a possibilidade de fazer um curso de especialização em tradução ou interpretação, se essa for sua área de interesse.
  • Pesquise empresas que operem em mercados internacionais ou tenham presença global e verifique as oportunidades de trabalho em suas equipes de tradução ou marketing.
  • Considere trabalhos remotos ou freelance que permitam que você trabalhe com clientes ou empresas de diferentes países.
  • Mantenha suas habilidades linguísticas atualizadas e práticas através da leitura e escrita diárias, conversando com pessoas em diferentes idiomas, assistindo filmes e séries com legendas e podcasts.

 

Alcance seu objetivo de ser bilíngue no mercado de trabalho!

 

Ser bilíngue é cada vez mais importante para se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. As opções de cursos online da Essential pode ser uma ótima opção para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades linguísticas e obter a fluência necessária para atender às demandas do mercado de trabalho.

Com seu foco em conversação, aulas personalizadas e professores experientes, a Essential oferece uma metodologia eficiente atualizada para ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais.

Perguntas sobre Por que ser bilíngue é uma vantagem no mercado de trabalho atual?

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Quais são as formas de dizer de nada em inglês? Dizer de

Essential Idiomas

Curso de inglês para viagens Temos o curso de inglês para viagens

Dicas de Inglês

As palavras de ligação/transição, linking words ou então conectores lógicos do inglês