Sistema de Repetição Espaçada para Ensinar e Aprender um Idioma

Compartilhe
Tempo de Leitura: 3 minutos
hand writing flashcard scaled

Índice de conteúdos

Sistema de Repetição Espaçada: como usar para ensinar e aprender um idioma?

 

Você já notou como às vezes é difícil memorizar vocabulário a longo prazo quando se está estudando um idioma estrangeiro?

Por que isso acontece? Existe algum método de revisão de estudo que permite reter informações de maneira definitiva, a longo prazo? A resposta é sim!

Neste artigo, você irá entender como o fenômeno do esquecimento ocorre, quais fatores o favorecem e como evita-lo através da técnica da repetição espaçada.

 

Como nosso cérebro esquece as coisas?

 

Na maioria dos casos, é natural que nosso cérebro esqueça informações com o passar do tempo.

Ebbinghaus, um filósofo alemão do século XIX, explica que o cérebro humano pode perder cerca de 50% das informações memorizadas após apenas horas do aprendizado. E mesmo após esse período, a perda da memória continua com o decorrer do tempo, mas a um ritmo mais lento, como pode ser visto a seguir na por ele chamada curva do esquecimento.

 

Sistema de Repetição Espaçada (SRE)

 

Sistema de Repetição Espaçada (SRE): qual o objetivo?

 

Desde a antiguidade, sabe-se que a repetição é a chave da boa memória – ela nos permite reter novas informações sem nenhuma perda ao decorrer do tempo.

Mas apenas repetir não basta – essa não é uma prática que pode ser feita de qualquer jeito e com qualquer frequência.

Em uma tentativa de entender de qual forma a repetição pode ser mais eficiente no aprendizado de um idioma, o linguista Paul Pimsleur fez pesquisas acerca de quais seriam os intervalos ideais para rever um conteúdo já aprendido com frequência suficiente para não esquece-lo, sem tornar a prática monótona ou um desperdício de tempo.

Esta, inclusive, é uma técnica que pode ser aplicada em qualquer área do conhecimento, mas é especialmente útil na aprendizagem de línguas, já que é uma habilidade que requer memorização de vocabulário.

 

« Leia também: Amplie seu Vocabulário com Textos em Inglês Online | Readlang »

 

A revisão através da repetição espaçada só funciona definitivamente após um período de tempo consistente. Entretanto, é um trabalho que vale a pena! Após implementar essa técnica por tempo o suficiente, as chances de você não lembrar do vocabulário estudado daqui alguns meses ou anos são quase nulas.

 

Como praticar o Sistema de Repetição Espaçada manualmente?

 

A melhor maneira de usar o sistema de repetição espaçada é criar um sistema de cartões de memorização. Essa técnica pode ser desenvolvida de modo manual ou através de um aplicativo.

 

SRE Sistema de repetição espaçada

 

Para criar um sistema manual de repetição espaçada, escreva as informações que deseja memorizar em cartões separados. Essas podem ser palavras ou regras gramaticais, de acordo com suas necessidades particulares de estudo.

Após a primeira revisão, que pode ser feita algumas horas após o dia que você viu os conceitos, você irá coloca-las na seção 2, à qual você retornará dia sim, dia não. Se você conseguir lembrar das palavras todas as vezes durante a semana, você transferirá os cartões memorizados para a seção 3. Essa seção será revisitada a cada três dias. Terminado o período, você poderá passar os cartões para a seção 4, que será vista a cada 4 dias, e assim por diante. Caso não consiga lembrar de uma palavra, mantenha-a na seção 1, que você irá rever todos os dias até que faça progresso.

Para isso, é importante criar um pequeno cronograma para deixar junto aos cartões, onde você irá marcar os dias que revisa cada seção.

 

Como praticar o Sistema de Repetição Espaçada online?

 

O Anki é um software muito popular de apoio a estudos que utiliza o sistema de repetição espaçada.

Também disponível na forma de aplicativo, você pode usar o Anki para criar flashcards onde é possível ainda adicionar textos, imagens, sons e arquivos, o que enriquece sua experiência de revisão.

O software ainda o notifica sobre o que você deve rever e quando, baseado em seu próprio sistema de espaçamento. Tudo o que você precisa fazer é criar uma conta e entrar uma vez por dia para acompanhar suas revisões pendentes.

 


 

Útil, não? Se você gostou deste artigo, conheça outro método de estudo interessante em: Como fazer um mapa mental de inglês como método de estudo?

 

Perguntas sobre Sistema de Repetição Espaçada para Ensinar e Aprender um Idioma

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

O que são hard skills e soft skills e qual a diferença

Dicas de Inglês

6 aplicativos para praticar inglês no dia-a-dia Todos sabemos que estamos enfrentando

Dicas de Inglês

Nada melhor para praticar inglês do que diálogos em inglês simples para