Inglês ou Espanhol? Qual língua aprender primeiro?
Ou então: qual língua aprender depois do inglês?
Vivemos em um mundo de conexões – e a maioria das grandes empresas, qualquer que seja seu tamanho ou setor de atividade, tem o objetivo de desenvolver seus negócios internacionalmente.
Mas o que isso quer dizer sobre a necessidade de dominar idiomas estrangeiros?
Mais de 7.000 idiomas são falados no mundo inteiro, mas aqueles que são utilizados como verdadeiras ferramentas para a expansão global dos negócios podem ser contados nos dedos de uma mão.
Qual idioma aprender primeiro: Inglês ou Espanhol?
O inglês e o espanhol são dois dos idiomas mais utilizados no mundo profissional internacional, seguidos por outros como o chinês, francês, russo e alemão.
É por isso que ambos são os idiomas mais populares entre brasileiros que desejam crescer profissionalmente através da aquisição de uma língua estrangeira.
E muitos deles têm a mesma dúvida: qual idioma aprender primeiro?
Ou então: qual língua aprender depois do inglês? (no caso de muitos que já falam este idioma)
Para responder a essa pergunta, você deve primeiramente levar em consideração que nenhum idioma é inerentemente melhor ou mais útil do que outro – a escolha daquele que você quer estudar deve se basear em seus objetivos profissionais e pessoais específicos.
Para ajudá-lo, então, a colocar esses fatores de decisão na balança, este artigo irá fazer uma análise comparativa entre as línguas, levando em consideração fatores como facilidade, aplicabilidade e desenvolvimento profissional.
Inglês ou Espanhol: qual língua é mais valorizada no mercado?
Cada vez mais empresas multinacionais precisam que seus funcionários viajem para o exterior ou realizem videoconferências em inglês ou espanhol a fim de concretizar negócios.
Assim, no mundo profissional, a escolha entre o inglês ou o espanhol só pode ser feita de acordo com a direção que você deseja que sua carreira siga.
Ambos os idiomas são amplamente falados no mundo inteiro. Porém, o domínio de um ou de outro não terá o mesmo impacto em sua carreira.
Veja a seguir:
A importância do inglês no mundo profissional
O inglês é considerado o grande idioma dos negócios internacionais, que é utilizado por mais de um bilhão de falantes não-nativos no mundo todo.
Por esse motivo, o inglês é a língua preferida de grande parte dos recrutadores das grandes empresas.
Hoje, raros são os empregadores que não esperam que seus empregados sejam capazes de falar pelo menos o básico do inglês.
A proficiência em inglês também afeta diretamente o salário que um empregado recebe. Isso é verdade para as mais diversas carreiras, variando de acordo com o cargo em questão e com a cultura da empresa.
Além disso, muitas empresas internacionais localizadas no Brasil estão usando cada vez mais o inglês como uma de suas línguas de comunicação interna.
Tudo isso ainda pode ser somado ao fato de que algumas das publicações mais importantes da empresa, tais como periódicos, manuais e relatórios são publicados em inglês.
A importância do espanhol no mundo profissional
No total, mais de meio bilhão de pessoas no mundo falam espanhol como sua língua primária.
O idioma é falado na Espanha e na maior parte da América Latina, e há uma crescente comunidade de falantes se instaurando nos Estados Unidos – assim, saber falar e escrever em espanhol também se torna cada vez mais importante por lá.
O espanhol é o idioma oficial de mais de 20 países, grande parte localizados na América Latina.
Desse modo, devido à proximidade do Brasil com essas nações de língua espanhola, muitas empresas brasileiras exigem que seus funcionários tenham as habilidades necessárias para se comunicarem com seus clientes e fornecedores vizinhos.
Assim, o espanhol é uma ótima opção para responder à pergunta sobre qual idioma aprender depois do inglês. E, aliás, não deixa de ser um idioma estrangeiro importante para se aprender em primeiro lugar – tudo depende de seus objetivos pessoais e profissionais!
Inglês ou Espanhol: qual língua é mais fácil de aprender?
Qual é mais fácil: inglês ou espanhol?
Quanto mais semelhante um idioma é do nosso, mais fácil parece ser dominá-lo. Mas existe mesmo verdade nessa suposição? Vejamos:
Inglês ou espanhol – Gramática
O espanhol tem as mesmas raízes latinas do português, portanto, um brasileiro, ao aprender essa língua, encontrará sons, palavras e frases familiares.
Entretanto, o inglês é famoso por ser um dos idiomas mais fáceis de se aprender.
Por que será isso?
O inglês, apesar de ser uma língua germânica, é muito mais simples do que o alemão. Muitos dos seus princípios gramaticais se repetem, fazendo dele uma língua muito menos complexa em estrutura do que o português, por exemplo.
O espanhol, por sua vez, conta com conjugações bastante complexas e mais variáveis.
Vendo por este lado, é possível, então, afirmar: para um falante de português, compreender espanhol escrito ou falado pode ser uma tarefa de fácil realização. Quando se trata da parte estrutural da língua, entretanto, é muito mais simples e rápido se familiarizar com os princípios do inglês. Isso faz com que sua comunicação oral possa ser, muitas vezes, mais simples de se dominar do que o espanhol.
Inglês ou espanhol – Exposição
Finalmente, a exposição que temos no Brasil aos dois idiomas não é a mesma. Estamos imersos na cultura americana de diversas formas no nosso dia-a-dia, seja na internet, no cinema, nas músicas, nas marcas que consumimos, etc. Assim, estamos muito mais habituados com palavras em inglês do que em espanhol.
O espanhol, por outro lado, apesar de não estar tão inserido em nosso dia-a-dia, possui diversas palavras quase idênticas àquelas de nossa língua materna. Isso pode ser um fator facilitador na hora de aprender o idioma, porém, é importante ter cuidado com aquilo que chamamos de falsos cognatos da língua.
Aprenda Inglês e Espanhol na Essential!
Independentemente de quais sejam suas metas profissionais, aprender uma segunda língua pode fazer toda a diferença para melhorar suas habilidades comunicativas e aprimorar suas relações internacionais.
Aprender inglês e/ou espanhol – ou até mesmo ambos – pode lhe conferir a vantagem competitiva que você tanto precisa para alavancar sua carreira.
Na Essential, entendemos que aprender um idioma estrangeiro pode ser muito útil quando se trata de crescimento profissional e autodesenvolvimento.