Qual língua aprender primeiro: Inglês ou Espanhol?

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
ingles ou espanhol

Índice de conteúdos

Inglês ou Espanhol? Qual língua aprender primeiro?

Ou então: qual língua aprender depois do inglês?

Vivemos em um mundo de conexões – e a maioria das grandes empresas, qualquer que seja seu tamanho ou setor de atividade, tem o objetivo de desenvolver seus negócios internacionalmente.

Mas o que isso quer dizer sobre a necessidade de dominar idiomas estrangeiros?

Mais de 7.000 idiomas são falados no mundo inteiro, mas aqueles que são utilizados como verdadeiras ferramentas para a expansão global dos negócios podem ser contados nos dedos de uma mão.

 

Qual idioma aprender primeiro: Inglês ou Espanhol?

O inglês e o espanhol são dois dos idiomas mais utilizados no mundo profissional internacional, seguidos por outros como o chinês, francês, russo e alemão.

É por isso que ambos são os idiomas mais populares entre brasileiros que desejam crescer profissionalmente através da aquisição de uma língua estrangeira.

E muitos deles têm a mesma dúvida: qual idioma aprender primeiro?

Ou então: qual língua aprender depois do inglês? (no caso de muitos que já falam este idioma)

Para responder a essa pergunta, você deve primeiramente levar em consideração que nenhum idioma é inerentemente melhor ou mais útil do que outro – a escolha daquele que você quer estudar deve se basear em seus objetivos profissionais e pessoais específicos.

Para ajudá-lo, então, a colocar esses fatores de decisão na balança, este artigo irá fazer uma análise comparativa entre as línguas, levando em consideração fatores como facilidade, aplicabilidade e desenvolvimento profissional.

 

Inglês ou Espanhol: qual língua é mais valorizada no mercado?

Cada vez mais empresas multinacionais precisam que seus funcionários viajem para o exterior ou realizem videoconferências em inglês ou espanhol a fim de concretizar negócios.

Assim, no mundo profissional, a escolha entre o inglês ou o espanhol só pode ser feita de acordo com a direção que você deseja que sua carreira siga.

Ambos os idiomas são amplamente falados no mundo inteiro. Porém, o domínio de um ou de outro não terá o mesmo impacto em sua carreira.

Veja a seguir:

 

A importância do inglês no mundo profissional

O inglês é considerado o grande idioma dos negócios internacionais, que é utilizado por mais de um bilhão de falantes não-nativos no mundo todo.

Por esse motivo, o inglês é a língua preferida de grande parte dos recrutadores das grandes empresas.

Hoje, raros são os empregadores que não esperam que seus empregados sejam capazes de falar pelo menos o básico do inglês.

A proficiência em inglês também afeta diretamente o salário que um empregado recebe. Isso é verdade para as mais diversas carreiras, variando de acordo com o cargo em questão e com a cultura da empresa.

Além disso, muitas empresas internacionais localizadas no Brasil estão usando cada vez mais o inglês como uma de suas línguas de comunicação interna.

Tudo isso ainda pode ser somado ao fato de que algumas das publicações mais importantes da empresa, tais como periódicos, manuais e relatórios são publicados em inglês.

 

A importância do espanhol no mundo profissional

No total, mais de meio bilhão de pessoas no mundo falam espanhol como sua língua primária.

O idioma é falado na Espanha e na maior parte da América Latina, e há uma crescente comunidade de falantes se instaurando nos Estados Unidos – assim, saber falar e escrever em espanhol também se torna cada vez mais importante por lá.

O espanhol é o idioma oficial de mais de 20 países, grande parte localizados na América Latina.

Desse modo, devido à proximidade do Brasil com essas nações de língua espanhola, muitas empresas brasileiras exigem que seus funcionários tenham as habilidades necessárias para se comunicarem com seus clientes e fornecedores vizinhos.

Assim, o espanhol é uma ótima opção para responder à pergunta sobre qual idioma aprender depois do inglês. E, aliás, não deixa de ser um idioma estrangeiro importante para se aprender em primeiro lugar – tudo depende de seus objetivos pessoais e profissionais!

 

Inglês ou Espanhol: qual língua é mais fácil de aprender?

 

ingles ou espanhol qual aprender

 

Qual é mais fácil: inglês ou espanhol?

Quanto mais semelhante um idioma é do nosso, mais fácil parece ser dominá-lo. Mas existe mesmo verdade nessa suposição? Vejamos:

 

Inglês ou espanhol – Gramática

O espanhol tem as mesmas raízes latinas do português, portanto, um brasileiro, ao aprender essa língua, encontrará sons, palavras e frases familiares.

Entretanto, o inglês é famoso por ser um dos idiomas mais fáceis de se aprender.

Por que será isso?

O inglês, apesar de ser uma língua germânica, é muito mais simples do que o alemão. Muitos dos seus princípios gramaticais se repetem, fazendo dele uma língua muito menos complexa em estrutura do que o português, por exemplo.

O espanhol, por sua vez, conta com conjugações bastante complexas e mais variáveis.

Vendo por este lado, é possível, então, afirmar: para um falante de português, compreender espanhol escrito ou falado pode ser uma tarefa de fácil realização. Quando se trata da parte estrutural da língua, entretanto, é muito mais simples e rápido se familiarizar com os princípios do inglês. Isso faz com que sua comunicação oral possa ser, muitas vezes, mais simples de se dominar do que o espanhol.

 

Inglês ou espanhol – Exposição

Finalmente, a exposição que temos no Brasil aos dois idiomas não é a mesma. Estamos imersos na cultura americana de diversas formas no nosso dia-a-dia, seja na internet, no cinema, nas músicas, nas marcas que consumimos, etc. Assim, estamos muito mais habituados com palavras em inglês do que em espanhol.

O espanhol, por outro lado, apesar de não estar tão inserido em nosso dia-a-dia, possui diversas palavras quase idênticas àquelas de nossa língua materna. Isso pode ser um fator facilitador na hora de aprender o idioma, porém, é importante ter cuidado com aquilo que chamamos de falsos cognatos da língua.

 

Aprenda Inglês e Espanhol na Essential!

Independentemente de quais sejam suas metas profissionais, aprender uma segunda língua pode fazer toda a diferença para melhorar suas habilidades comunicativas e aprimorar suas relações internacionais.

Aprender inglês e/ou espanhol – ou até mesmo ambos – pode lhe conferir a vantagem competitiva que você tanto precisa para alavancar sua carreira.

Na Essential, entendemos que aprender um idioma estrangeiro pode ser muito útil quando se trata de crescimento profissional e autodesenvolvimento.

Garanta sua vaga em um de nossos cursos!

Perguntas sobre Qual língua aprender primeiro: Inglês ou Espanhol?

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Substantivos contáveis e incontáveis são uma parte fundamental do inglês. Eles se

Dicas de Inglês

Quais são os meses em inglês? E como se escreve os meses

Dicas de Inglês

Conheça 150 palavras essenciais para compreender um texto em inglês   Como