As estratégias de leitura rápida skimming e scanning são amplamente usadas em cursos de inglês para facilitar a compreensão geral dos alunos sobre os mais diversos textos.
Assim, é reforçada a ideia importante de que não é necessário conhecer cada palavra em um texto para que alunos de inglês compreendam e trabalhem um texto no idioma.
A leitura de um documento ou texto pode ser:
- Integral: o leitor lê cada palavra do texto, dedicando seu tempo e atenção integrais. A leitura completa envia muitas informações para o cérebro e é um processo mais longo e que exige mais foco e concentração.
- Parcial: o leitor seleciona as informações que o interessam. A leitura parcial permite que o leitor passe mais rapidamente por um texto, concentrando-se e absorvendo apenas algumas informações essenciais.
Ler um texto em inglês pode ser feito com diferentes objetivos: entretenimento, estudo, informações e atualizações específicas, etc. Assim, dependendo do intuito da leitura, de acordo com Koch e Elias (2015), a prática levará mais ou menos tempo, maior ou menor nível de atenção, etc.
Dessa forma, as diferentes técnicas de leitura rápida e seletiva são úteis para, acima de qualquer outro objetivo, identificar aspectos de interesse no texto e captar informações-chave.
São processos eficientes e inteligentes para otimizar o tempo em tarefas em sala de aula sem prejudicar o entendimento de conceitos essenciais de uma lição.
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➜ Skimming: o que é?
Esta é uma técnica de leitura rápida que visa identificar a ideia geral do texto no primeiro momento.
Na estratégia de skimming, o leitor faz o escaneamento diagonal, passando pelo texto rapidamente, de forma não linear.
Ele ou ela procura por frases importantes, ou seja, aquelas que contêm informações úteis para a compreensão total. Para isso, o olho se move em movimentos diagonais ou em ziguezague pela página, procurando as palavras-chave.
➜ Scanning: o que é?
O scanning é uma técnica de leitura rápida e específica que complementa o skimming. Com um olhar mais focalizado e objetivo, a estratégia localiza informações específicas no texto (conceitos, nomes, números, etc.).
Aqui, o leitor utiliza a técnica de escaneamento vertical. Ou seja, o olho passeia pelo texto de cima para baixo, às vezes seguindo a margem esquerda, às vezes o centro, dependendo da informação procurada e do tipo de documento.
Esta técnica é particularmente útil para ler informações em tópicos ou colunas, tais como listas, orientações, planilhas, manuais, jornais, revistas, etc.
Skimming e scanning: qual utilizar?
As técnicas de scanning e skimming geralmente se complementam, porém, dependendo do objetivo da leitura, pode-se utilizar uma ou outra.
Se o interesse principal é identificar um ou mais conceitos-chave dentro do texto, o scanning pode ser aplicado.
Agora, se o objetivo central é explorar ou revisar um texto ou um documento como um todo, o skimming é a técnica de leitura rápida ideal.
O processo de scanning se assemelha à uma busca em um dicionário ou lista telefônica, por exemplo. Nele, o intuito é localizar as informações de interesse, sem se preocupar com nenhuma introdução, conceitos paralelos ou demonstrações que possam conter no texto.
Por outro lado, o processo de skimming é mais abrangente. Ele é útil para quando o leitor não sabe ainda o que irá encontrar no texto. Ele faz um “tour” por todos os grupos de palavras e conceitos a fim de identificar pontos de interesse que o permitam compreender a mensagem geral.
O skimming, justamente por funcionar como um passeio pela mensagem principal do texto, pode ser também uma ótima maneira de anteceder a leitura integral do mesmo. Quando o aluno, através dessa prática, entende o que está sendo abordado de modo geral, torna-se mais fácil de realizar uma leitura mais demorada que complemente esse conhecimento prévio.
Como colocar skimming e scanning em prática?
Algumas orientações são importantes para recomendar as técnicas de scanning e skimming a um leitor:
Campo de percepção
A fim de realizar uma leitura seletiva, é importante aumentar o campo de percepção a fim de “escanear” mais palavras de uma vez. Para isso, o olho não deve se deter em um lugar específico por muito tempo. Assim, o número de pontos de focalização (fixação da atenção) por linha passa a ser menor.
Otimização do tempo
A duração entre uma fixação e a percepção/gravação de seu conteúdo varia de um leitor para outro. A diferença entre um leitor rápido e um leitor mais lento é o número de fixações por linha de texto.
- Lento: 2 palavras por fixação;
- Mediano: 3 a 4 palavras por fixação;
- Rápido: 5+ palavras por fixação.
Ajuste da técnica
Tanto a técnica de skimming quanto a técnica de scanning podem se ajustar de acordo com a intenção e preocupação do leitor com a totalidade do texto.
Assim, diferentes graus de scanning e skimming podem ser aplicados dependendo das necessidades particulares do leitor. A leitura seletiva pode ser usada moderadamente, quase se tornando uma leitura completa, da mesma forma que a leitura de trechos inteiros pode ser feita apenas em algumas partes, complementando-se pelas técnicas de leitura seletiva.
Seleção do conteúdo
Após a leitura seletiva, é importante que o aluno tenha em mente quais são os pontos-chaves do texto. Para isso, a ajuda de anotações feitas em post-its, no próprio livro ou caderno em formato de bullet points são ótimas opções para memorização. Outra possibilidade é utilizar um marca-texto para grifar as ideias centrais do texto – assim, é possível voltar mais tarde às partes em destaque para consultas.
Pronto – agora é só implementar as técnicas em sala de aula!
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