Shadowing: Conheça a Técnica para se Tornar Fluente em um Idioma

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
SHADOWING

Índice de conteúdos

O shadowing é uma técnica bem conhecida entre aqueles que se dedicam a aprender um idioma estrangeiro. Através dessa tática que vem revolucionando o modo como as pessoas se tornam proficientes em um segundo idioma, é possível criar familiaridade com a pronúncia da língua-alvo com muito mais agilidade.

Não é à toa que essa técnica se tornou tão popular entre professores e alunos de idiomas. A partir da técnica shadowing, você poderá trabalhar sua pronúncia do idioma estrangeiro que deseja aprender de modo natural e consistente.

Descubra, a seguir, como aplicar o shadowing no seu dia-a-dia e aproveitar seus benefícios de curto e longo prazo.

 

Origem

 

Uma das pessoas que mais contribuiu para a popularização do shadowing como técnica para aprender um novo idioma é um poliglota americano chamado Alexander Arguelles. Aplicando essa tática em seus estudos, ele se tornou capaz de conversar em mais de 38 idiomas com grande destreza.

 

Como funciona?

 

A técnica Shadowing é pensada para naturalmente melhorar as habilidades de fala em qualquer idioma estrangeiro. Essa prática envolve uma série de repetições do discurso ouvido no idioma-alvo imediatamente após ele ter sido dito.

O nome shadowing vem do termo “shadow” em inglês, que significa “sombra”. Em sua tradução literal, a técnica seria uma espécie de “sombreamento”. Ao passo em que o discurso é ouvido, ele é imitado pela pessoa logo em seguida.

Assim, o Shadowing se refere à reprodução exata (como que a de uma sombra), da fala de alguém. Seu objetivo é conseguir repetir o que é ouvido o mais fielmente possível no momento em que escuta.

 

shadowing

 

Ter uma transcrição no momento da prática de repetição ajuda de diversas formas – a compreensão se fundamenta em uma base teórica e, assim, os fonemas e sons podem ser associados com a gramática da língua. Mesmo sem contar com esse apoio, entretanto, o Shadowing é capaz de trazer resultados incríveis – afinal, é a partir da repetição de sons que uma pessoa aprende a falar sua língua materna.

Assim, a partir da técnica, a pronúncia do estudante de um idioma tende a melhorar rápida e progressivamente, uma vez que a sua constante prática permite que o falante perceba nuances cada vez mais nítidas na pronúncia e corrija seus próprios erros com o tempo.

Além de ser eficaz, a técnica é também extremamente prática e pode ser feita por qualquer um, em qualquer lugar. Neste artigo, você conhecerá dicas de como implementar o Shadowing com facilidade na sua rotina.

 

 

Quais os benefícios?

 

Quando praticado regularmente, a técnica Shadowing pode trazer inúmeros benefícios no aprendizado de um idioma estrangeiro, tais como:

 

  • Maior naturalidade e fluência ao se expressar no idioma;

 

  • Domínio do ritmo e das entonações típicas da língua em questão, tornando a prática do idioma mais “viva”;

 

  • Aproximação maior do sotaque da língua estrangeira;

 

  • Capacidade de captar nuances na pronúncia da língua que, no começo, podem parecer quase imperceptíveis para estrangeiros.

 

Como aplicar o Shadowing no dia-a-dia

 

Essa técnica é bastante popular justamente por poder ser facilmente colocada em prática por qualquer pessoa.

A repetição pode ser produzida a partir de qualquer fonte de som no idioma estrangeiro que o aluno deseja aprender, por exemplo: filmes, séries, audiobooks, podcasts, músicas, palestras, vídeos no Youtube, etc. Existem inúmeras fontes gratuitas online que você pode usar para este fim.

 

o que é shadowing

 

Com que frequência o Shadowing deve ser praticado?

 

Como se trata de um exercício de repetição, é importante que essa prática seja feita de forma constante e espaçada. Um tempo de 10 minutos por dia é mais do que o suficiente para avançar na pronúncia a longo prazo.

O importante, na verdade, é a regularidade – fazer esse exercício todos os dias por um curto período é mais eficaz do que fazê-lo diversas vezes em um dia só.

 

Dicas para tornar a prática mais produtiva

 

  • Escolha um material que você goste – seja um estilo musical, um assunto tratado em uma palestra ou podcast, ou até mesmo um filme que lhe interesse. Assim, você se manterá motivado ao decorrer do tempo.

 

  • Sessões curtas e espaçadas são mais eficazes – além de trabalhar a memória, essa dica evita que o exercício caia no “modo automático”. Então, se for trabalhar a técnica 10 minutos por dia, opte por fazer 5 minutos de manhã e 5 minutos à tarde, por exemplo.

 

  • Se você sentir que ainda existe espaço para melhorar a pronúncia, refaça o exercício. Sua percepção de progresso é a chave para que a técnica seja eficaz.

 

  • Use fones de ouvido – assim, os sons ficarão mais isolados e nítidos.

 

  • Grave sua própria voz no seu celular enquanto pratica para que você possa mensurar seu progresso depois de algum tempo de prática.

 

Shadowing em 2 etapas simples

 

A técnica é muito simples; todo o segredo está na dedicação e na consistência. Seguindo estas 2 simples etapas regularmente, você conseguirá criar uma boa base para praticar a pronúncia de qualquer idioma estrangeiro:

 

  • Etapa 1: Escute. Escolha um vídeo, podcast, filme, série, música, ou qualquer outra fonte de áudio no idioma desejado. Nesta fase, seu objetivo principal é perceber os sons e as entonações usadas pelo falante.

 

  • Etapa 2: Repita. Escute novamente o áudio e repita ao passo em que as palavras são faladas, como uma sombra. Procure reproduzir os sons, a entonação, as pausas e o tom exato. Você não precisa entender o significado do que está sendo dito – esse não é o momento de parar para buscar definições. A intenção do Shadowing é agir como um papagaio que repete tudo que escuta.

 

Apesar de as etapas acima serem o princípio mais básico da técnica, algumas pessoas desenvolvem seu próprio método de Shadowing, baseado em suas preferências e necessidades.

Às vezes, um estudante consegue assimilar melhor os sons quando repete frases mais longas em vez de repetir cada palavra simultaneamente. Outras pessoas preferem praticar apenas com o apoio visual de um texto.

Com o tempo, você perceberá estratégias para tornar sua técnica o mais produtiva possível.

 

Experimente esse exercício!

 

Agora você está pronto para colocar em prática um dos aspectos mais importantes ao se aprender um idioma estrangeiro: a pronúncia.

Experimente implementar a técnica em seu cotidiano para perceber sua capacidade de pronúncia progredir de modo contínuo!

Se você gostou desse conteúdo, leia também: As 10 melhores séries para aprender inglês rapidamente.

Perguntas sobre Shadowing: Conheça a Técnica para se Tornar Fluente em um Idioma

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Como fazer a separação de sílabas em inglês? Entender o processo de

Para RH

8 motivos para você aderir ao inglês na empresa em 2024 No

Inglês

Curso de Formação para Professores Essential Nosso curso de treinamento é pensado