Qual o papel da tecnologia na educação?

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
educacao online

Índice de conteúdos

Qual o papel da tecnologia na educação para professores de idiomas?

 

Desde o ano de 2020, professores das mais diversas áreas foram forçados a ensinar em salas de aula inteiramente online.

Para muitos professores de idiomas, esta é uma situação completamente nova e incomum, que parece apresentar tantas oportunidades quanto dificuldades.

Devido à rápida evolução de várias ferramentas de aprendizagem online, o ensino de idiomas tem sido capaz de se reinventar. Além disso, nos últimos anos, a procura sobre aulas de idiomas passou a ser majoritariamente virtual.

Assim, apesar das incertezas sobre as melhores práticas de ensino nesse novo ambiente, a tecnologia na educação possibilita que, cada vez mais, a oportunidade de conhecimento se faça de modo mais distribuído.

 

A tecnologia como aliada ao ensino de idiomas

 

É claro que a tecnologia por si só não é base suficiente para ensinar um idioma. No entanto, ela tem funcionado como um valioso apoio para o aprendizado quando seu uso na educação é feito de forma a tornar o aprendizado mais significativo e produtivo.

É importante, dessa forma, que o processo de integração das tecnologias ao ensino de idiomas seja conduzido a fim de fornecer aos alunos ferramentas e informações necessárias para que sejam atingidos resultados tão ou mais satisfatórios quanto àqueles das aulas presenciais.

Este artigo irá tratar sobre como a tecnologia pode, no geral, contribuir com a otimização do aprendizado de idiomas.

 

 

Ensino de idiomas: as oportunidades da tecnologia na educação

 

Sabemos que a cada nova geração, o mundo vem se tornando cada vez mais habituado a desempenhar as mais diversas funções virtualmente.

Através de ferramentas online, os estudantes de idiomas podem hoje, mais do que nunca, entrar em contato com novos métodos para aprender línguas estrangeiras. Tais suportes virtuais são muito importantes para o desenvolvimento das habilidades cognitivas em um novo idioma.

Esse sistema virtual de apoio ao ensino das línguas é muito abrangente – os estudantes podem consumir diversos conteúdos audiovisuais e arquivos e textos em formatos variados, jogar jogos educativos e se comunicar com falantes nativos através de aplicativos. Todas essas ferramentas não estão, entretanto, tomando o lugar de um professor de idiomas. Elas podem, inclusive, se tornar aliadas surpreendentes dos mesmos.

Além das facilidades de aprendizado interativo conferidas pela evolução da tecnologia na educação, existe outro fator que relaciona esta com o ensino de idiomas. Através da intensificação do processo de globalização digital, as línguas estrangeiras – em especial o inglês – vêm se tornado muito mais presentes em nossas vidas. Com isso, o contato diário com esses idiomas aumenta consideravelmente – e, com ele, a necessidade de informação e ensino especializado.

 

Recursos online de apoio ao ensino de idiomas

 

 

Conheça, a seguir, as diversas formas através das quais a tecnologia pode contribuir para o aprendizado de idiomas.

 

Aplicativos e sites de organização

 

Existem inúmeros sites e aplicativos para professores capazes de auxiliar em tarefas de criação, organização e preparação de conteúdo para as aulas. Entre eles, vale citar alguns como:

 

  • Notion – é um site e aplicativo que agrega diversas funções de organização em um só lugar. Você pode criar listas, agendas, planejar aulas e organizar arquivos de maneira completamente personalizada e prática.

 

  • Canva – o Canva torna possível que qualquer um crie apresentações e outras peças visuais bonitas e criativas. O site e aplicativo conta com diversos templates prontos e elementos gráficos e visuais para você criar a apresentação de suas aulas de modo simples e produtivo.

 

  • Pocket – o Pocket é uma ótima opção para organização de conteúdos como artigos, vídeos e sites para serem usados em aula. Em vez de salvar tudo manualmente em algum documento ou lotar o campo de Favoritos, você pode organizar e salvar para mais tarde seu próprio espaço de conteúdos.

 

  • Educreations – com o Educreations, professores podem criar e compartilhar lições interativas com seus alunos. Também é possível convidar os alunos a criar seu próprio conteúdo com um link ou um código.

 

Jogos e conteúdo audiovisual

 

São diversas as possibilidades de usar a tecnologia na educação para deixar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Além de vídeos educativos legendados no idioma em plataformas como o TED, o FluentU e o TV 411, ainda é possível encontrar jogos online para praticar o idioma em aula, como o Kahoot. O Kahoot é um quiz interativo online onde você pode criar uma conta de professor e gerar jogos de perguntas e respostas sobre o conteúdo dado em sala de aula. Com o PIN de acesso, todos os alunos conseguem acessar o quiz na mesma hora e jogar em tempo real. O jogo funciona a base de pontos conquistados por acertos e tempo de resposta, o que o torna bastante estimulante.

 

Redes de comunicação

 

As redes de comunicação instantânea já são amplamente conhecidas e usadas no dia-a-dia. Elas também já são empregadas com o propósito de criar grupos virtuais para turmas específicas. No cenário atual onde o ensino a distância é predominante, se tornou ainda mais interessante para professores usá-las a seu favor.

O Telegram é um aplicativo que funciona muito bem nesse contexto. Nele, é possível criar um grupo onde as mensagens são limitadas apenas ao administrador. Assim, você, professor, consegue criar uma plataforma onde todos os avisos e mensagens importantes ficarão disponíveis e fixados no grupo para que todos tenham acesso, sem que se percam no meio de outras mensagens.

 

Então, se você gostou deste conteúdo, não deixe de visitar a categoria Para Professores de nosso blog!

Perguntas sobre Qual o papel da tecnologia na educação?

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Espanhol

O que é o Pretérito Imperfecto – ou o pretérito imperfeito em

Para Professores

Conteúdo de Espanhol Online para Professores   Professores de idiomas sabem o

Dicas de Inglês

Quando usar has had, have had e had had? As expressões have