6 dicas para escrever em espanhol

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
escrever em espanhol

Índice de conteúdos

Como escrever em espanhol?

Confira 6 dicas para escrever textos em espanhol melhores e mais claros com mais facilidade!

Aperfeiçoar a escrita em espanhol significa, principalmente, melhorar sua capacidade de elaborar frases e parágrafos que sejam claros e concisos – e, assim, passar sua mensagem sem obstáculos.

Para conseguir escrever textos em espanhol que sejam claros em sua comunicação, mais do que apenas o conhecimento do idioma é necessário. Também é preciso eficiência, organização e método. Tendo dominado estas competências, você escreverá com mais facilidade em espanhol e seus textos melhorarão consideravelmente!

Além disso, exploraremos alguns dos melhores recursos que existem para aumentar seu vocabulário em espanhol e desenvolver habilidades gramaticais que ajudarão a melhorar sua capacidade de escrita.

Ao final deste artigo, você saberá tudo o que é preciso para escrever em espanhol como um falante nativo.

 

Benefícios em melhorar sua escrita em espanhol

 

Não importa para qual finalidade você está buscando aprender a escrever em espanhol – esta é uma competência que trará diversos benefícios linguísticos.

Ao aperfeiçoar sua escrita em espanhol, você também irá:

  • Melhorar sua capacidade de leitura em espanhol;
  • Falar e compreender melhor em espanhol;
  • Desenvolver habilidades gramaticais fundamentais;
  • Tornar-se um escritor melhor e mais conciso, independentemente do idioma trabalhado.

Assim, continue lendo este artigo para conhecer 6 dicas que irão ajuda-lo a escrever em espanhol de modo simples, com o suporte de recursos práticos e eficientes.

 

Domine primeiramente a gramática

 

Escrever em espanhol tem tudo a ver com conhecer a gramática do idioma.

Você provavelmente já ouviu dizer que a gramática é um aspecto fundamental da linguagem – mas o que isso significa exatamente?

A gramática se refere às regras de uma língua. Ela é um sistema que nos permite comunicar uns com os outros através de frases e parágrafos que farão sentido, sem cair em ambiguidades ou obscuridades.

Sem aprender a gramática do espanhol, a escrita torna-se limitada a frases simples e pouco ricas em conteúdo comunicativo. Ninguém jamais se tornaria autor ou romancista sem saber como as frases são formadas – e o mesmo vale para todas as outras formas de comunicação!

Mas não se engane: dominar a gramática não significa escrever frases maiores e mais complexas em espanhol. Na verdade, trata-se exatamente do contrário. Quando dominamos a gramática de um idioma, podemos condensar mais ideias em frases mais simples e claras, tornando a comunicação mais acessível e limpa.

Isso nos leva, afinal, ao próximo tópico de nosso artigo.

 

Mantenha suas frases simples e objetivas

 

Mantenha suas frases breves e objetivas – ao escrever em espanhol, seja uma simples mensagem, um texto informativo ou um e-mail, é importante ter isso em mente.

Este é um cuidado geral e se aplica a todos os idiomas, mas é particularmente importante em espanhol, uma vez que frases longas e complicadas na língua se tornam um obstáculo no idioma escrito e falado. Além disso, elas tendem a não contribuir com nenhum significado essencial além do que poderia ser dito com menos palavras.

Para manter sua escrita em espanhol clara, evite usar muitas cláusulas em uma única frase e tente não empregar mais de dois ou três adjetivos por substantivo (isto é especialmente aconselhável se você estiver discutindo uma ideia abstrata).

 

Aumente seu vocabulário em espanhol

 

Para levar sua escrita em espanhol para o próximo nível, você precisará expandir seu vocabulário.

Existem diversas maneiras de se fazer isso todos os dias.

Uma delas é usando flashcards. Uma maneira simples de fazer flashcards de vocabulário em espanhol é cortar um monte de palavras de revistas, livros ou jornais e colá-las em pedaços de papel ou papelão. Depois, faça um teste diário sobre essas novas palavras, cobrindo uma letra de cada vez e depois escrevendo a definição correta para cada nova palavra em espanhol.

Outra ótima maneira de aumentar seu vocabulário em espanhol é usando um aplicativo de dicionário como o Word Reference ou o Google Translate quando você não sabe como dizer algo em espanhol. Para tornar esta prática mais personalizada, você pode criar sua própria lista ou planilha de novo vocabulário, separando as palavras por tema.

Por fim, você ainda pode jogar jogos como Boggle ou Scrabble online contra outras pessoas de todo o mundo. Estas são ótimas ferramentas de aprendizado, além de entretenimento garantido.

 

Leia em espanhol

 

Para qualquer idioma, o hábito de ler é essencial para melhorar a escrita.

Se você é iniciante em espanhol, é provável que você não tenha tido muita exposição às nuances da escrita no idioma.

Dessa forma, ler textos em espanhol não irá apenas fazer com que você conheça novo vocabulário, mas também tornará mais simples e familiar o processo de construção de frases e parágrafos durante a escrita.

Ler em espanhol também é uma prática importante para auxiliar na melhor compreensão das regras gramaticais da língua.

Assim, não importa qual tipo de texto você decida ler – romances, artigos, notícias, etc. –, escrever em espanhol se tornará algo mais natural quando você é também um leitor no idioma.

 

Veja também: Livros em espanhol para iniciantes | 7 opções para começar

 

Acompanhe canais de notícias em espanhol

 

A melhor maneira de melhorar seu estilo de escrita é observando como os especialistas escrevem.

Ao acompanhar canais de notícias em espanhol, você aprenderá como os jornalistas estruturam seus artigos e que expressões usam que tornam sua escrita mais clara.

Alternativamente, você também aprenderá palavras e frases úteis que não são encontradas em livros ou dicionários online, mas que são usadas frequentemente na televisão ou em jornais. Isto ajudará a trazer cor e vida ao seu próprio trabalho, além de uma sensação autêntica e natural.

Ouvir as notícias em espanhol também é uma ótima ideia. A maioria dos canais de notícias contam ainda com websites onde eles postam transcrições de cada programa para que os ouvintes possam ler sem perder nada que foi dito durante as transmissões.

 

Revise seu texto em espanhol

 

Por fim, revisar o que você escreve em espanhol é a melhor garantia de que você terá um texto claro e ainda aprenderá com possíveis erros estruturais.

Para fazer isso, você pode:

  • Ler o seu texto em voz alta para identificar quaisquer falhas aparentes;
  • Ler o seu texto em voz alta para verificar se o fluxo geral de ideias parece claro;
  • Verificas a ortografia e pontuação com um corretor digital;
  • Verificar a gramática e o estilo através de revisões próprias ou corretores digitais.

 

Crie o hábito de escrever em espanhol!

 

Com estas dicas e truques, você poderá escrever melhor em espanhol a cada nova tentativa.

Assim, se você praticar de forma consistente, a escrita em espanhol se tornará uma segunda natureza.

Finalmente, o apoio formal e completo de um curso de espanhol online pode ser justamente o que você precisa para tornar a escrita em espanhol – assim como outras competências no idioma – uma tarefa fluida e natural. Lembre-se: criar um sistema de estudos regulares e consistentes é a chave para dominar um idioma em todos os seus aspectos!

Perguntas sobre 6 dicas para escrever em espanhol

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Quem nunca, depois de muita tentativa, proferiu aos quatro cantos: “Não tenho

Dicas de Inglês

Como usar ought to em inglês? Ought to é um verbo modal

Dicas de Inglês

Conhecer a fonética em inglês é fundamental para se comunicar com clareza