Um guia para começar aulas de inglês para iniciantes em 2024

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
computer

Índice de conteúdos

Está considerando fazer aulas de inglês para iniciantes? Essa iniciativa é um passo muito importante para qualquer jornada pessoal ou profissional.

Como qualquer outra área do conhecimento, o básico é a parte mais indispensável para se aprender um novo idioma de modo eficaz e duradouro.

É a partir dele que você irá definir a fundação de todos os demais aprendizados que virão ao seu encontro no futuro. Por isso, mais importante do que avançar rapidamente é iniciar de modo consistente para que o seu desenvolvimento na língua progrida de forma natural e prazerosa.

Um curso de inglês para iniciantes, seja ele online ou presencial, têm exatamente este intuito: fazer com que sua inserção na língua seja, acima de tudo, simples e espontânea.

E para que isso seja possível, separamos algumas dicas bastante acessíveis que são fundamentais para você começar com o pé direito!

 

Não treine sua mente para traduzir 💭

 

Esta é uma dica muito importante para você que está considerando ingressar em um curso de inglês para iniciantes em 2024:

Para dominar o inglês, bem como qualquer outra língua, é importante treinar a mente para se comunicar de forma orgânica. Lembre-se: falar um segundo idioma não significa que você deve instalar uma tecla SAP na sua cabeça.

Assim, em vez de pensar em português e traduzir para o inglês, foque em já pensar em inglês antes de mais nada!

Parar para traduzir as palavras na sua cabeça representa um grande desperdício de exercício do novo idioma. Dessa forma, você não está treinando sua mente para raciocinar em inglês e, consequentemente, passa a “mecanizar” a expressão do idioma. Seu objetivo nas aulas de inglês para iniciantes deve ser justamente o contrário: tornar o inglês natural nos seus pensamentos, desvencilhando-o de vez do português.

Isso pode ser bem complicado de pôr em prática no início, mas é fundamental para acostumar seu raciocínio!

 

Faça anotações personalizadas 📝

 

Os registros das aulas do seu curso de inglês para iniciantes serão a garantia de que você nunca mais irá esquecer aquilo que está aprendendo.

Para usar esse recurso a seu favor, tire um tempo para pensar como funciona seu raciocínio na hora de estudar. O que é mais importante para você na hora de rever o conteúdo: conceitos-chave, exemplos, exercícios? E qual formato você pode usar para absorver melhor aquilo que está escrito: listas, ilustrações, diálogos, tabelas?

Seu caderno de anotações é só seu, então não se prenda a nenhum formato específico. Você tem toda a liberdade para criar as disposições que mais irão te ajudar no futuro.

Para estimular sua criatividade, separamos alguns exemplos de anotações que podem ser muito didáticos durante aulas de inglês para iniciantes:

 

Flashcards

 

Os flashcards são ótimos aliados nas aulas de inglês para iniciantes. Eles servem para a organização de conceitos e exemplos por tema. Além disso, são bastante interativos – você pode usá-los para fazer perguntas para si mesmo sobre os estudos. Assim, deixando-os sempre à vista, você consegue puxar um card a qualquer momento e testar seu aprendizado sobre as aulas de inglês para iniciantes.

 

flashcard

 

Tabelas

 

As tabelas são elementos bem visuais e podem ajudar a mente a relembrar o conteúdo mais rapidamente. E são ótimas opções para registrar verbos, advérbios, pronomes, adjetivos e até mesmo vocabulário de inglês no geral.

 

Irregular Verbs Cheat Sheet - Simple Better English

 

Mapas mentais

 

Os mapas mentais ou mapas conceituais são diagramas visuais que podem ser uma opção interessante para relacionar e agrupar conceitos aprendidos nas aulas do seu curso de inglês para iniciantes.

 

Mind maps | LearnEnglish Teens - British Council

 

Use o que você aprendeu no seu dia-a-dia 📅

 

Está lavando a louça, levando o cachorro para passear ou organizando uma estante? Tente lembrar de tudo o que você vem aprendendo com as aulas de inglês para iniciantes e crie um monólogo interno, narrando para si mesmo aquilo que você está fazendo em inglês.

Isso é um exercício e tanto que serve para criar familiaridade com as expressões.

 

Estabeleça metas e seja realista 📌

 

É muito importante separar algumas horas do seu cotidiano para se dedicar ao estudo do inglês, principalmente quando se está no nível iniciante.

Para se certificar de que você conseguirá manter uma rotina de estudos consistente e evitar frustrações, analise seus horários e crie um cronograma de estudos realista e funcional. Para que essa rotina funcione bem, ela deve ser 100% possível de ser colocada em prática.

Então, não adianta criar metas impraticáveis que só farão com que você pense em desistir logo no começo das suas aulas de inglês para iniciantes. O ideal é começar devagar em um ritmo que te permita realmente focar no que está estudando e seguir de maneira firme e constante. Mais vale meia hora de estudos consistentes todos os dias do que duas horas durante a primeira semana seguida por uma desistência prematura.

E lembre-se: aprender um idioma exige imersão! Então, estudar cotidianamente é mais importante do que estudar muito porém de modo não frequente.

 

Cronograma de estudos

 

Esqueça o medo da prática! 💬

 

Fale, leia e escreva sem medo de errar! Seja durante as aulas do seu curso de inglês para iniciantes, sozinho na sua casa, com amigos ou colegas da turma. Praticar é a garantia de que você está realmente consolidando aquilo que aprende.

Mesmo que pareça impossível no começo, arrisque algumas frases que conhece e continue tentando. Ao manter as coisas fechadas na teoria, você está apenas sabotando a si mesmo. Então pratique! Repita falas de filmes em voz alta, escreva as letras das músicas que está ouvindo ou tente cantar junto – o importante é treinar.

 


 

E por fim, se você quer desenvolver cada vez mais sua competência na língua inglesa, não deixe de se inscrever em nossa Newsletter para sempre receber novos conteúdos valiosos.

Aproveite e conheça também toda a variedade de cursos de inglês que oferecemos aqui na Essential Idiomas.

Sua educação é sempre o melhor investimento!

Perguntas sobre Um guia para começar aulas de inglês para iniciantes em 2024

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Quando usar I ou me em uma frase em inglês?   Como

Dicas de Inglês

Quais são os meses em inglês? E como se escreve os meses

Dicas de Inglês

Como falar tchau em inglês? Falar tchau em inglês vai muito além