Séries para aprender espanhol: 5 opções + dicas para praticar

Compartilhe
Tempo de Leitura: 6 minutos
freestocks SgHUTmI unsplash scaled

Índice de conteúdos

Séries para aprender espanhol: 5 opções + dicas para praticar

 

Sabia que aprender espanhol pode se tornar mais prático com técnicas de imersão na língua?

A partir de um ambiente de imersão, é natural que o tempo e o hábito façam com que nossas mentes passem a absorver melhor as palavras ouvidas e lidas.

Essa é uma prática que funciona muito bem, e, exatamente por isso, milhares de pessoas investem em cursos de imersão para se tornarem fluentes em um idioma.

E para que esse investimento se torne ainda mais eficaz, existem práticas cotidianas que podem ser inseridas no dia-a-dia para manter a imersão no espanhol em prática até mesmo em momentos de descontração e lazer. E uma delas consiste em algo que você com certeza já faz com muito prazer no seu dia-a-dia: assistir a séries em plataformas online.

Quem disse que o tempo que passamos maratonando episódios na Netflix, por exemplo, precisa ser improdutivo?

Além de ser um hábito divertido, aprender espanhol com séries é algo extremamente prático e que pode ser feito no conforto da sua casa.

Mas como fazer isso? Existe algum jeito certo para se aprender espanhol assistindo a séries?

A resposta é: sim, existem diversos métodos que podem mudar a forma como você assiste séries em espanhol a fim de desenvolver o idioma – e este artigo está aqui para guiá-lo.

Então, basta ligar a TV na sua série favorita do momento e seguir as dicas a seguir!

 

Como usar séries em espanhol para aprender o idioma em casa?

 

Você já deve saber que plataformas como a Netflix, a HBO e a Amazon Prime são serviços populares de transmissão de filmes e seriados que chega nas casas de pessoas de mais de 190 países em todo o mundo, certo?

Assim, consumir conteúdo em uma língua estrangeira com regularidade pode se tornar uma prática bastante eficaz e enriquecedora para aqueles interessados em aprender ou desenvolver seus conhecimentos no idioma em questão.

Para exemplificar essa ideia, confira o que disse a jornalista e inspetora geral franco-britânica Chantal Manes-Bonnisseau em uma reportagem:

“Numa época em que todos sabem muito bem que os estudantes, uma vez que saem da escola, da faculdade ou do ensino médio, correm para seus smartphones para consumir uma quantidade industrial de clipes, filmes e músicas, ficamos espantados que este material, um recurso educativo que não teria sido sonhado há apenas alguns anos, não seja mais utilizado como recurso educativo.”

 

[Se seu foco também é aprender inglês com a Netflix, não deixei de conferir o artigo “As 10 Melhores Séries para Aprender Inglês Rapidamente”.]

 

Dicas para colocar em prática

 

Se você deseja, então, investir seu tempo de lazer no que pode se tornar uma ótima ferramenta de aprendizagem linguística na língua espanhola, veja nossas dicas de séries em espanhol a seguir.

 

Conheça a LLN – Language Learning with Netflix

 

Podendo literalmente ser traduzida para “Aprendendo idiomas com a Netflix”, a LLN é uma extensão que pode ser instalada no seu navegador e ativada enquanto você estiver navegando na Netflix.

Com a LLN, você pode adicionar duas legendas síncronas na sua tela: uma no seu idioma nativo e outra na língua estrangeira falada no conteúdo – no caso, o espanhol.

Desse modo, a Netflix possibilita que você tenha três diferentes bases de comparação: o áudio sendo reproduzido, a legenda em português e a legenda em espanhol.

Nem é preciso comentar quais são os benefícios conferidos por essa prática – além de expandir sua capacidade de compreensão e sua familiaridade com o vocabulário, você estará desenvolvendo seus ouvidos para o idioma, uma vez que terá acesso à transcrição e à tradução simultâneas do áudio.

Além disso, a LLN conta com uma ferramenta de dicionário pop-up que poderá sugerir palavras, termos e expressões importantes para que você conheça mais a fundo.

 

As 5 melhores séries para aprender espanhol

 

Apesar de as dicas aqui servirem para qualquer tipo de seriado em espanhol, certas temáticas são ainda mais eficazes para quem deseja aprender o idioma enquanto assiste aos episódios.

As sitcoms e os reality shows são um exemplo perfeito disso. Justamente por serem programas leves e que retratam o dia-a-dia de pessoas normais, esse tipo de conteúdo se torna uma ótima fonte de vocabulário prático para quem está aprendendo uma nova língua.

Pense da seguinte forma: quando assistimos a um conteúdo com temas como medicina, por exemplo, entramos em contato com termos médicos complexos e que, na realidade, não são muito úteis para estudantes de idiomas – a não ser que a pessoa em questão seja um médico ou um aluno de medicina, é claro.

Por outro lado, quando assistimos a um seriado com temáticas mais cotidianas, passamos a conhecer palavras e frases em espanhol que são usadas com muita frequência no dia-a-dia por falantes nativos.

Confira, então, algumas sugestões de séries com temas mais voltados ao cotidiano que com certeza servirão como base de estudo e muito entretenimento:

 

  • Elite

 

series em espanhol

 

A série Elite acompanha Las Encinas, a escola mais competitiva e exclusiva da Espanha. O plot envolve muitos dramas, tabus e até mesmo um assassinato. É uma ótima maneira de conhecer um espanhol moderno e corrente.

 

  • A Casa das Flores

 

series em espanhol

 

Em A Casa das Flores, uma matriarca de uma família mexicana rica tenta manter as aparências de perfeição depois que a amante de seu marido expõe seus segredos mais sujos. O clima dos acontecimentos é ao mesmo tempo caótico e cômico, e o enredo trata de diversos temas cotidianos.

 

  • Alguém tem que morrer

 

 

Esta é uma minissérie de apenas 3 episódios do mesmo diretor que fez A Casa das Flores. O enredo segue a história de uma família tradicional espanhola nos anos 50. Os episódios incluem muito drama familiar e assuntos atuais importantes e bastante densos.
Os diálogos ocupam a série inteira e são bastante frenéticos – o que pode tornar a série um pouco mais difícil de acompanhar para iniciantes na língua.

 

  • Vis a Vis

 

series em espanhol

 

Na série espanhola Vis a Vis, acompanhamos Macarena Ferreiro, uma jovem aparentemente comum que, ao ser influenciada por um criminoso com o qual se relaciona, vai parar em uma prisão feminina, onde ela lentamente se transforma em uma pessoa bastante diferente para sobreviver.

 

  • Valeria

 

 

Valeria é uma mistura de comédia e drama. A série espanhola apresenta uma escritora em crise e suas três melhores amigas em conflito com problemas cotidianos da recém-descoberta vida adulta.

 

 

Escolha as legendas certas para você

 

É claro que, para aprender um idioma com seriados, precisamos esquecer da opção “dublado”.

Mas quais legendas serão meu melhor apoio para aprender uma nova língua – legendas em português ou legendas em espanhol?

Esse é um tópico bastante importante e que vai fazer toda a diferença no seu desenvolvimento no idioma.

Existem alguns pontos que devem ser considerados para decidir quais legendas irão se adequar melhor à sua situação.

Primeiro, você deve se perguntar: “qual meu nível na língua?

Se você é iniciante ou nunca antes teve contato com o espanhol, é recomendável começar com as legendas em português. Elas irão servir como base para que você possa associar certos sons com determinadas palavras ou expressões.

Isso, é claro, é um processo longo e que requer bastante hábito. Ao longo do tempo, você já conseguirá associar alguns dos principais termos com a tradução referente.

Agora, se você sente que já se habituou com o idioma ou então se você já tem certo nível de entendimento na língua, não pense duas vezes antes de colocar as legendas em espanhol para acompanhar a série!

Com isso, você poderá não apenas conhecer a grafia das palavras que escuta, mas também se familiarizar com as estruturas das frases. E quando você se sentir capaz de entender a ideia geral do que está sendo falado, acredite: sua compreensão só irá progredir com o tempo!

 

Séries e filmes nacionais também poderão ajudá-lo!

 

É fã de alguma série ou filme brasileiro? Não tem importância, você também poderá usar esse material para desenvolver seu espanhol de uma maneira diferente.

Basta deixar o áudio original e ativar as legendas em espanhol. Dessa maneira, você poderá associar as falas com seus correspondentes no idioma e expandir seu vocabulário cada vez mais.

 


 

Gostou das dicas? Não deixe de colocá-las em prática na sua próxima sessão na Netflix.

Boa diversão e bom aprendizado!

Leia também: As 10 Melhores Séries para Aprender Inglês Rapidamente.

Perguntas sobre Séries para aprender espanhol: 5 opções + dicas para praticar

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Para Professores

Qual o papel da tecnologia na educação para professores de idiomas?  

Dicas de Espanhol

Inglês ou Espanhol? Qual língua aprender primeiro? Ou então: qual língua aprender

Para RH

Como escolher o melhor curso de idiomas corporativo? Os programas de treinamento