5 Maneiras de Praticar Conversação em Inglês

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
treinar conversacao em ingles

Índice de conteúdos

Como treinar a conversação em inglês?

Você já se sentiu como se estivesse fazendo aulas de inglês há muito tempo e continua sem saber como falar inglês durante uma conversa real? Isto é mais comum do que você pensa!

Às vezes temos a tendência de dedicar muito tempo e energia ao aprendizado do aspecto teórico de uma língua. Isto é uma coisa boa – mas somente quando vem equilibrado com a prática. Treinar suas habilidades de conversação em inglês é a chave para alcançar a fluência.

Felizmente, há muitas maneiras de praticar a conversação em inglês.

Este artigo explorará várias opções para praticar conversação: ler em voz alta, ouvir podcasts ou vídeos, ver filmes com legendas (e sem elas), e muitas outras opções práticas.

Continue lendo para descobrir como dominar a conversação em inglês!

 

Foque na sua própria voz

 

Falar – em voz alta – é a habilidade mais importante a ser dominada quando se aprende inglês (e qualquer outra língua também). Para falar inglês fluentemente, você precisa praticar sua fala com frequência – seja sozinho, com um falante nativo ou alguém que conheça bem o idioma.

Pratique conversação em inglês com frequência. Você pode:

 

  • Manter contato com um falante nativo (pessoalmente, se você conhecer algum, ou através de aplicativos e websites dedicados a este propósito);

 

  • Formar um grupo de conversação em inglês com pessoas que também tenham esse mesmo interesse;

 

 

 

Leia em voz alta

 

Ler em voz alta é um ótimo exercício para praticar sua pronúncia em inglês, entre outros aspectos conversacionais do idioma, como expressões e entonação.

Para fazer isso, você pode, sempre que encontrar tempo:

 

  • Ler um livro, texto ou notícia em inglês em voz alta para si mesmo;

 

  • Ler algum material em inglês para outra pessoa – de preferência, alguém que possa também te corrigir caso cometa algum erro de pronúncia.

 

Se você tiver tempo suficiente, é aconselhável fazer isso por cerca de 15 minutos todos os dias.

Você pode ler qualquer tipo de texto em inglês que quiser, mesmo que ele não tenha nenhum significado para você.

A leitura em voz alta ajudará a melhorar sua pronúncia e entonação – aspectos extremamente importantes para a conversação em inglês!

 

Ouça diálogos e conversas em inglês

 

Para dominar as técnicas de conversação em inglês, é importante se habituar com diálogos reais no idioma. A imitação de sons, entonações e ritmo é uma prática fundamental para atingir maior naturalidade na sua fala.

Para isso, você pode:

 

  • Escutar podcasts, vídeos do Youtube, entrevistas e outros tipos de conteúdos audiovisuais em inglês com atenção – com ou sem a ajuda de legendas;

 

  • Praticar conforme escuta através da técnica de Shadowing;

 

  • Conversar sobre o que você ouviu em inglês com algum colega ou seu professor;

 

  • Tentar sumarizar para si mesmo em palavras aquilo que você acabou de ouvir.

 

É importante que você compreenda o vocabulário e a gramática que estão sendo usados nestas conversas, mas, mais importante ainda, você deve escutá-los com atenção para saber como os falantes nativos usam essas palavras e frases em contexto.

Também através da observação da entonação e ritmo, é possível aprender mais sobre como falantes de inglês realmente usam sua língua naturalmente em conversas do dia-a-dia.

 

Assista filmes e séries com legendas em inglês

 

Esta é uma ótima maneira de aprender novas palavras, frases e expressões. Assistir a filmes em inglês com legendas lhe dará a oportunidade de ver como os falantes nativos falam quando não estão falando diretamente com você de modo didático.

Você também pode usar as legendas em inglês como uma ferramenta de aprendizado. E se houver, por exemplo, uma palavra ou frase que você não entendeu, interrompa o filme e procure-a em um dicionário de inglês ou ferramenta digital. Você irá aprender novas palavras todos os dias se fizer isso!

Leia também: As melhores séries para aprender inglês rapidamente.

 

Tenha conversas 100% em inglês

 

Você pode praticar conversação em inglês falando com um amigo que é experiente na língua ou com integrantes de um grupo de estudo de conversação.

Há maneiras de otimizar suas conversas em inglês para tirar o máximo proveito delas:

 

  • Mantenha a conversa sempre 100% em inglês. Quando desconhecer uma palavra, não fale-a em português. Você pode tentar descrever o que deseja dizer em inglês ou substituir por termos que tenham a mesma noção de significado;

 

  • Foque na interação – não fale e nem ouça demais. Se você quiser falar sobre seu programa de TV favorito, por exemplo, faça perguntas a seu amigo sobre ele. Pergunte a eles o que pensam dos personagens, da trama e do final.

 

  • Ao fazer perguntas e ouvir atentamente quando elas são respondidas, você aprenderá a usar as palavras de diferentes maneiras.

 

Leia também: Membros da família em inglês: vocabulário completo

 

Coloque a conversação em inglês em prática!

 

Por fim, há muitas maneiras de se sentir à vontade para treinar a conversação em inglês.

Você pode usar as mesmas dicas que mencionamos acima e experimentá-las com amigos ou familiares que falam inglês. É importante continuar praticando para que quando você fala com alguém na vida real, não seja diferente de falar via mensagem de texto ou e-mail!

Se o que você deseja, entretanto, é um modo de ser formalmente e tecnicamente instruído na conversação em inglês, experimente um curso de inglês focado neste fim. Dessa forma, você terá não apenas um ambiente completamente dedicado ao seu propósito de conversação, mas também o suporte de um profissional experiente para garantir que você chegue à fluência através do caminho mais simples possível!

Perguntas sobre 5 Maneiras de Praticar Conversação em Inglês

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Está considerando fazer aulas de inglês para iniciantes? Essa iniciativa é um

Dicas de Inglês

Quando usar I ou me em uma frase em inglês?   Como

Dicas de Inglês

Confira este guia de Profissões em Inglês: Lista de A a Z.