Estilos de aprendizagem: quais são e como saber o seu?

Compartilhe
Tempo de Leitura: 4 minutos
estilos de aprendizagem

Índice de conteúdos

O que são os estilos de aprendizagem e como identificar qual o seu?

Os estilos de aprendizagem são uma maneira de descrever como as pessoas aprendem da melhor maneira, categorizando-as em grupos.

Sabemos que, independentemente do tema de estudo, cada pessoa aprende de uma forma e em um ritmo diferente.

Assim, saber qual o seu estilo de aprendizagem pode ajudá-lo a entender como você pode otimizar seus estudos e fazer seu tempo render melhores resultados.

Quando falamos em estudo de idiomas, algumas pessoas aprendem melhor lendo, outras ouvindo ou falando, outras vendo vídeos, escrevendo, e assim por diante. Todas essas práticas são métodos de aprendizado frutíferos se bem ajustados em uma rotina de estudos. O que mais importa, no final, é que as práticas de estudo sejam compatíveis com o estilo de aprendizado de cada aluno.

Se você deseja conhecer quais são os principais estilos de aprendizagem – no que diz respeito não apenas ao estudo de idiomas, mas diversas outras áreas de conhecimento – continue lendo!

 

Quais são os principais estilos de aprendizagem?

Estudos demonstram que, independentemente da área de conhecimento, alguns padrões de estudantes acabam se repetindo.

A seguir estão os 4 principais estilos de aprendizes. Saiba em qual desses grupos você melhor se encaixa e descubra como aperfeiçoar seus estudos de acordo!

 

Estilos de aprendizagem: Visual

 

visual

 

Um aprendiz visual aprende melhor através de estímulos visuais, sejam esses quais forem. Imagens, diagramas e outros recursos visuais podem se mostrar mais úteis para fixar novos conceitos na memória destes aprendizes.

Esse tipo de aprendiz prefere ver as coisas tomarem forma à sua frente ao invés de ler sobre elas. Isto significa que, ao estudar sobre algo novo, esses estudantes precisam se basear fortemente em imagens, gráficos e mapas mentais para garantir que os conceitos sejam entendidos corretamente e a longo prazo.

No âmbito dos idiomas, aprendizes visuais podem contar com diversos recursos para alimentar sua rotina de estudos e fazê-la render cada vez mais. Para estes estudantes, a criação de Mind Maps (ou mapas mentais) pode ser essencial para fixar conteúdos mais extensos a longo prazo.

Veja o artigo: Como fazer um mapa mental de inglês como método de estudo?

 

Estilos de aprendizagem: Auditivo

 

auditivo

 

Aprendizes auditivos têm uma necessidade maior de ouvir as informações antes de entendê-las. Eles aprendem melhor ouvindo aulas e palestras, assistindo vídeos ou até mesmo em conversas informais.

Para esses estudantes, os estímulos auditivos que vêm tanto da fala do outro quanto da sua própria fala consistem na ferramenta de maior importância no aprendizado.

Esses aprendizes também tendem a aprender melhor com a repetição.

Para estudantes de idiomas que se identificam com esse estilo de aprendizagem, a prática das competências orais (listening e speaking) são mais do que fundamentais na aplicação de qualquer conceito – até mesmo na gramática.

Uma técnica de aprendizado de idiomas chamada Shadowing também pode ser uma grande aliada nos estudos desses aprendizes auditivos.

Se você se identifica com esse estilo de aprendizagem, veja o artigo: Shadowing – Conheça a Técnica para se Tornar Fluente em um Idioma.

Os podcasts também são ótimos aliados para estudantes de idiomas que se encaixam nesse perfil de aprendizado.

Veja: 5 Podcasts em Inglês no Spotify para Progredir no Idioma e 5 Podcasts em Espanhol + Como Usá-los para Aprender o Idioma

 

Estilos de aprendizagem: Cinestésico

 

cinestésico

 

Um aprendiz cinestésico é aquele que melhor aprende fazendo. Eles precisam da prática – interagir fisicamente com objetos, símbolos dos conceitos aprendidos ou pessoas – para melhor compreender ideias teóricas.

Assim, esses aprendizes aprendem melhor quando eles mesmos fazem algo, como, por exemplo, construir modelos, praticar esportes ou praticar um instrumento.

Para aprendizes cinestésicos que estudam um idioma, a realização de dinâmicas em grupo é sempre uma prática interessante. Eles conseguirão fixar conceitos por meio de atividades que exigem seu total envolvimento – físico e mental.

Para estudantes de idiomas que se identificam com esse estilo de aprendizado, aulas em grupo e professores focados na interação funcionam melhor e trazem resultados mais efetivos.

 

Estilos de aprendizagem: Lógico

 

logico

 

Aprendizes lógicos – ou analógicos – são aqueles que aproveitam bem de analogias para fazer conexões entre conceitos desconhecidos e coisas que eles já conhecem.

Esses estudantes irão melhor compreender um conceito novo quando, por exemplo, seu professor faz uma conexão entre este e algum hábito ou ideia que eles estão familiarizados.

No estudo de idiomas, esses aprendizes irão aproveitar melhor uma rotina de estudos que envolve muitos exemplos e onde podem fazer muitas perguntas. Além disso, eles se sairão melhor com professores interessados no dia-a-dia destes alunos e que trazem exemplos relacionados com seus hobbies e hábitos para a teoria.

 

Coloque seu método de aprendizado em prática!

 

Agora que você já conhece os principais estilos de aprendizagem, já pode identificar qual melhor descreve seu perfil.

Esse conhecimento é importante para adequar sua rotina de estudos de um idioma às práticas que melhor te ajudarão a desenvolver seu conhecimento a longo prazo.

Conheça aqui todos os cursos de idiomas que temos preparados para melhor se encaixar no seu perfil de aprendiz e necessidade atual!

Perguntas sobre Estilos de aprendizagem: quais são e como saber o seu?

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!

Marco Castello

CEO & Founder da Essential. Me siga no Instagram para conteúdo diário de inglês!
Explore mais conteúdos como este!

Acesse o blog da Essential e amplie seus conhecimentos de inglês e espanhol.

blog essential
blog essential
blog essential
Veja também
Dicas de Inglês

Esta é uma dúvida muito comum para quem aprende inglês: quando e

Dicas de Espanhol

O shadowing é uma técnica bem conhecida entre aqueles que se dedicam

Dicas de Espanhol

Quais as línguas mais faladas no mundo hoje, em 2024? Com uma